Equipe da UFC é a primeira do Ceará em competição jurídica internacional de arbitragem

Uma equipe formada por estudantes de graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará foi uma das participantes da 29ª edição do Vis Moot, evento internacional de Viena voltado à prática de arbitragem jurídica, realizado este ano de forma virtual. Os alunos da UFC são os primeiros cearenses a participarem da competição, ocorrida este ano de 9 a 14 de abril.

O grupo é formado por integrantes da Liga de Arbitragem, projeto de extensão da Faculdade de Direito voltado à prática de arbitragem jurídica, método de resolução de conflitos em que as partes são mediadas por uma pessoa ou empresa de caráter privado, modalidade ainda pouco explorada no Ceará, o que confere caráter de pioneirismo à Liga.

Imagem: equipe da Liga de Arbitragem reunida

Classificados para as rodadas orais do Vis Moot, os estudantes tiveram oportunidade de atuar junto a outros acadêmicos de Direito de diferentes universidades do mundo. Ao todo, mais de 300 equipes de 80 países participaram da competição.

Para a participação no evento, as equipes recebem previamente um caso litigioso, devendo elaborar defesas e soluções para ambas as partes, utilizando as técnicas de arbitragem. Apesar de a competição só ter sido realizada em abril, a preparação da Liga de Arbitragem da UFC durou oito meses.

Mesmo não tendo sido classificada para as rodadas eliminatórias, a Liga comemora o fato de ter sido a primeira equipe de cearenses a chegar nas rodadas orais do Vis Moot.

“Já é uma conquista muito grande, e nós planejamos tentar de novo”, garante o graduando João Victor Carneiro, membro da Liga de Arbitragem. “Consideramos que nossa participação e atuação dentro da nossa primeira competição da Vis Moot já é algo impressionante”, diz.

“Temos muito orgulho do projeto e muito orgulho de toda a atuação que fizemos, e, acima de tudo, muito orgulho de levar o nome do Ceará e da UFC para fora, para outros países, outras universidades, outros autores, que têm um público muito diverso”, acrescenta, defendendo o potencial de internacionalização que a participação no Vis Moot apresenta.

“É muito interessante ter esse contato com as diversas jurisdições internacionais e ver como diferentes países e equipes encaram o Direito de modo totalmente diferente, desde coisas simples, como doutrina, autores e jurisprudência, a até mesmo o próprio sistema jurídico, como o civil law ou o common law”, explica João Victor.

Com apoio da UFC e patrocínio da empresa Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES), a equipe tem participado de eventos nacionais e internacionais de arbitragem, como a Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (CAMARB), realizada em 2021.

Além de João Victor, também compõem a equipe: Clarice Góis, Isabela Santa Ana, João Victor Caetano, Lara Gabriela Melo, Lara Vainstok, Letícia Beatriz Gomes, Luis Augusto Wandsberg, Luiza Castro, Marcelo Melo, Marcos Queiroz e Tiago Farias Lobo.