Em parceria com grupo da UFC, evento promove passeio a pé por locais históricos de Fortaleza

Na próxima quinta-feira (5), a partir das 10h, a Vice-Prefeitura de Fortaleza, a Diretoria de Articulação e Integração de Políticas (DIART) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e o Grupo de Pesquisas de Imagem, Consumo e Pesquisas Urbanas (GICEU) da Universidade Federal do Ceará realizam o primeiro “Passeio de Jane Jacobs no Centro de Fortaleza”, edição local de um evento mundial que propõe passeios a pé pelas cidades, o chamado Jane’s Walk.

Imagem: O passeio no Centro de Fortaleza tem previsão de uma hora e meia de duração e 1,6 quilômetros de distância

Inspirado na ativista e escritora Jane Jacobs (1916-2006), as caminhadas são realizadas anualmente, desde 2007, em maio, mês de seu aniversário. Em Fortaleza, o evento também faz parte das ações ligadas ao programa Fortaleza Cidade Criativa, da Prefeitura de Fortaleza em parceria com a UNESCO.

O Passeio de Jane Jacobs no Centro de Fortaleza tem previsão de uma hora e meia de duração e 1,6 quilômetros de distância percorrida, passando por alguns dos principais pontos históricos no Centro da Cidade e culminando na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará.

Para participar, basta preencher formulário eletrônico, até a véspera do evento. Com ajuda dos guias presentes, os interessados poderão conhecer um pouco mais da história de Fortaleza e de como o bairro Centro foi se desenvolvendo.

O roteiro do percurso tem início no Teatro Municipal São José, passando pelo Paço Municipal, Catedral da Sé, Passeio Público e finalizando na recém-inaugurada Estação das Artes (antiga Estação João Filipe). Em seguida, os interessados poderão almoçar na Escola de Gastronomia e Hotelaria SENAC/SESC.

A coordenadora do GICEU, Profª Silvia Belmino, e a doutoranda em Comunicação e integrante do grupo, Janayde Gonçalves, que também é diretora da DIART, serão guias voluntárias do evento. A docente irá apresentar, no Passeio Público, o aplicativo Fortaleza em Música, que tem se dedicado a cartografar as composições musicais que retratam a capital cearense, seus bairros e diversos espaços. Já a doutoranda falará sobre o riacho Pajeú, em cuja margem foi erguido o Forte Schoonenborch, que deu origem à atual cidade de Fortaleza.

SOBRE JANE JACOBS – Autora do livro Morte e vida nas grandes cidades (1961), a jornalista e urbanista Jane Jacobs acreditava que as cidades são sistemas que possuem uma lógica e dinâmica própria e podem mudar com o passar do tempo. Além disso, Jacobs destacou a importância dos moradores locais saberem qual a história de seus bairros e cidades.

O passeio de Jane, além de homenagear a ativista e urbanista, realizando ações e passeios nas cidades ao redor do mundo, busca evitar a destruição e o abandono de bairros centrais e históricos, conscientizando os moradores e a população das cidades sobre a importância da manutenção de suas características arquitetônicas, históricas e culturais.

Passeio de Jane Jacobs: um Passeio a Pé pelo Centro de Fortaleza
Data: 5 de maio
Hora: das 10h às 11h30min

Roteiro – Centro da Cidade
10h – Teatro São José – Gérsica Vasconcelos (doutora em Arquitetura e Urbanismo) fala sobre o teatro e sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Fortaleza;
10h20min – Paço Municipal – Janayde Gonçalves (diretora da DIART) fala sobre o riacho Pajeú;
10h40min – Catedral – Marcos Almeida (Fortaleza Antiga) fala sobre a escultura de Sérvulo Esmeraldo;
11h – Passeio Público – Sílvia Belmino (professora na Universidade Federal do Ceará) fala sobre o app Fortaleza em Música;
11h20min – Estação das Artes – Alberto Gadanha (professor na Opa! Escola de Design) fala sobre Fortaleza Cidade Criativa;
12h – Almoço na Escola de Gastronomia e Hotelaria SENAC/SESC.

Fontes: Profª Sílvia Belmino, coordenadora do GICEU e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Janayde Gonçalves, doutoranda da UFC e integrante do GICEU e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.