Abertas inscrições para Curso de Danças Afro do Laboratório de Arte e Expressão da SECULT UFC

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para o Curso de Danças Afro realizado pelo Laboratório de Arte e Expressão (LAE) da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC). O curso é resultado de parceria da secretaria com o projeto Educadance e com o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA).

Imagem: Cartaz do Curso de Dança Afro. O fundo está na cor lilás. Na parte superior do cartaz, está escrito LAE, Laboratório de Arte e expressão. Pouco abaixo, uma foto mostra um grupo de sete dançarinos. Ao lado da foto, estão as informações de data, local e horário do curso  (Divulgação)

As aulas serão ministradas pelo bailarino e coreógrafo Luciano Nunes de Sousa, que integra o projeto Educadance, coordenado pelo Prof. Marcos Campos, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC (IEFES). O projeto faz parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), gerido pela SECULT UFC.

O curso é presencial e será realizado no TUPA, no Campus do Benfica, com aulas às segundas-feiras, das 15h às 18h, no período de 16 de maio a 20 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário eletrônico.

A atividade é gratuita e aberta às comunidades interna e externa, com carga horária de 20 horas. São ofertadas 30 vagas, destinadas a estudantes e interessados em arte, dança e cultura afro. Para se inscrever, é necessário ter no mínimo 18 anos.

As danças de origem africana serão abordadas no curso com a proposta de despertar no público interesse pela cultura afro. Durante as aulas, será criada uma coreografia, utilizando os conteúdos abordados, que culminará com uma apresentação ao público.

SOBRE O MINISTRANTE – Luciano Nunes de Sousa é professor, bailarino e coreógrafo. Atua como diretor-geral e coreógrafo da Luciano Nunes Dance Company há 14 anos, nas modalidades de balé clássico, dança contemporânea, jazz, danças tradicionais e nordestinas. Foi monitor de projetos educacionais da Secretaria de Educação de Fortaleza nas áreas de dança, teatro e educação patrimonial. Foi coordenador dos projetos Comunidade Escola e Criança também Dança.

SOBRE O EDUCADANCE – O projeto Educadance desenvolve atividades ligadas à dança nos mais diversos formatos, abrindo espaços para aulas, oficinas e materiais, construindo diálogos com a extensão, o ensino e a pesquisa na busca da valorização da arte e da educação na UFC.

Curso de Danças Afro
Inscrições: até 10 de maio, pela Internet
Aulas: 16, 23 e 30 de maio e 3, 13 e 20 de junho
Carga horária total: 20 horas
Facilitador: Luciano Nunes, bailarino e coreógrafo
Público-alvo: estudantes e interessados em arte, dança e cultura afro
Atenção: para se inscrever, é necessário ter no mínimo 18 anos.