PREX lança plataforma para emissão de certificados eletrônicos de cursos e eventos de extensão

Na esteira das inovações, a Universidade Federal do Ceará, depois do lançamento do diploma digital, no fim do ano passado, lança agora o Sistema de Emissão de Certificados Digitais de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). A ferramenta foi apresentada na manhã desta terça-feira (3), em live transmitida pelo canal da PREX no YouTube.

A nova plataforma faz parte de uma iniciativa mais ampla: Projeto Certificação de Cursos e Eventos da PREX, que introduz novidades no regramento dos processos de ações extensionistas a partir da Portaria PREX nº 13/2022. Com isso, os objetivos são promover mais eficiência, confiabilidade, sustentabilidade e agilidade nos processos de certificação de cursos e eventos de extensão, bem como contribuir para o aumento do número dessas atividades de modo formal, uma vez que os cursos e eventos com direito a certificado precisam estar oficialmente cadastrados na PREX.

Imagem: A live de lançamento do Sistema de Emissão de Certificados Digitais de Cursos e Eventos foi conduzida pelo Prof. Alysson Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX (Foto: Viktor Braga/UFC)

Desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, a plataforma terá sua operação realizada em conjunto com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no módulo Extensão. Os públicos-alvo são os coordenadores das ações de extensão nas modalidades de cursos e eventos e os participantes dessas atividades, tanto internos como externos à UFC.

Na abertura da live, que foi conduzida pelo Prof. Alysson Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX, a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, destacou que o lançamento da plataforma é mais “uma inovação da atual gestão capitaneada pelo nosso magnífico reitor, Prof. Cândido Albuquerque”. Disse ainda que “no ano passado a PREX atendeu a uma demanda de certificados dos mais diversos cursos e eventos que chegou em torno de 37 mil certificados”.

A pró-reitora de Extensão enumerou diversas vantagens advindas da plataforma, como o aumento da segurança dos documentos devido à funcionalidade de checagem da autenticidade dos certificados; o atendimento remoto, sem a necessidade de transporte de documentos ou deslocamento do interessado para a retirada do certificado físico; a possibilidade de atendimento personalizado de demandas específicas (ex.: Casas de Cultura e cursos/eventos realizados com parceiros externos); o processo ser mais sustentável, inovador e de baixo custo, uma vez que elimina a necessidade de papel, impressora e mão de obra; e ainda o atendimento aos requisitos da internacionalização universitária.

Em viagem para um evento na Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, o reitor Cândido Albuquerque participou do lançamento do Sistema de Emissão de Certificados Digitais de Cursos e Eventos da PREX por meio de mensagem gravada em vídeo. “Essa plataforma é ecologicamente correta. Nós estamos tratando de segurança e de modernização. A partir de agora, além dos diplomas que serão digitais na nossa Universidade, também as certificações das ações extensionistas serão feitas de forma digital. Queria cumprimentar a Profª Elizabeth Daher, nossa Pró-Reitoria de Extensão e toda a sua equipe. Dizer que este realmente é o caminho: a Universidade deve desbravar as fronteiras da modernidade e é isto que a nossa UFC está fazendo. Parabéns a todos que estão envolvidos neste processo”, disse ele.

Assista ao video do lançamento do Sistema de Emissão de Certificados Digitais de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão, na íntegra, no canal da PREX no YouTube:

OPERACIONALIZAÇÃO – Prof. Alysson Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX, fez uma detalhada apresentação da nova plataforma, contextualizando, antes, questões que levaram à necessidade da criação do recurso. Explicou as vantagens e funcionalidades da ferramenta e contou que as equipes da PREX e STI realizaram diversos testes e simulações para verificar a operacionalização da ferramenta. Na live, Kássio Silva, analista de Tecnologia da Informação da PREX, realizou uma demonstração do uso do novo sistema e, ao final, os dois responderam a perguntas do público que assistia à live.

Como se trata de algo novo, o Prof. Alysson Amorim explicou que haverá um período de transição de 60 dias para a implementação da plataforma. No site da PREX, à esquerda da tela, o usuário pode obter informações sobre procedimentos e tutoriais para uso da plataforma clicando no link Declarações e Certificados Prex, onde encontrará as orientações nos tópicos: Solicitação de emissão de certificados/declarações de cursos ou eventos pelo(a) Coordenador(a) da ação de extensão; Acesso aos Certificados/Declarações pelos participantes dos cursos e eventos; Autenticação dos certificados; Emissão de Declarações para membros da equipe executora da ação de extensão.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, a pessoa interessada pode entrar em contato pelos seguintes endereços eletrônicos:
* Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
* Coordenadoria de Extensão do Campus do Pici – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
* Coordenadoria de Extensão do Campus do Porangabuçu – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
* Coordenadoria de Articulação Intercampi – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.