Administração da UFC recebe diretor do INPE em laboratório no Pici para elaborar convênio na área de engenharia de satélites

O vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Glauco Lobo Filho, recebeu nessa terça-feira (3) o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio Marcos de Nardin, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O encontro, ocorrido no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), foi ciceroneado ainda por professores do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) e teve como pauta o estabelecimento de convênio entre a UFC e o INPE para pesquisas na área de engenharia de satélites.

Imagem: Vice-reitor Glauco Lobo (ao centro) e pesquisadores da UFC receberam o diretor do INPE, Clezio de Nardin, e comitiva no Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Clezio de Nardin foi acompanhado, na ocasião, por três coordenadores gerais do INPE – Gilvan Oliveira (da área de  Ciências da Terra); Geilson Loureiro (Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais) e Carlos Lino (Infraestrutura e Pesquisas Aplicadas) – e por pesquisadores da unidade climatológica do INPE em Eusébio (CE).

Da UFC, além do vice-reitor, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o chefe do DETI, Prof. Jarbas Silveira; o coordenador do LESC, Prof. Paulo Cortez, além dos docentes do DETI João César Mota e Alberto Sampaio.

O encontro foi aberto com explanação do diretor do INPE sobre a reestruturação administrativa do órgão e benfeitorias realizadas pela atual gestão, como uma nova série de satélites compactos (a partir de 10 kg) para monitoramento de recursos hídricos e a renovação do parque de supercomputadores do instituto.

Veja mais imagens da visita no Flickr da UFC

"A ideia é encontrar sinergia, desenvolver pesquisas em conjunto. Nossa sociedade depende hoje da infraestrutura espacial para muitas coisas, como telecomunicações e sistemas de posicionamento global (GPS). O INPE não tem condições de atender a essas demandas sozinho, por isso recentemente iniciamos um processo de estreitamento de laços com várias universidades", afirmou o diretor do instituto, que vislumbra um convênio de cooperação de cinco anos com duração renovável, como já é feito com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Pará (UFPA) e de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

O INPE, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), atualmente é responsável pela previsão numérica do tempo no Brasil, estendendo a coleta de dados a países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), como Argentina, Uruguai e Paraguai. Nardin citou, nessa seara, o desenvolvimento de ferramentas de previsão imediata de tempo (nowcasting, em inglês), que ainda não estão disponíveis no Brasil e deverão ficar prontas em 10 anos. Com o recurso, o instituto poderá fazer a predição de eventos climáticos e antecipar vários fenômenos naturais

"Atualmente, só Reino Unido, Japão e Estados Unidos utilizam amplamente essas tecnologias. Estaremos entre os 10 primeiros países do mundo a realizar previsão do tempo com nowcasting", disse, citando que o INPE também vem realizando aproximação prolífica com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Gestores do INPE foram apresentados à equipe AUTOSAT, formada por estudantes ligados ao LESC; o grupo representa o Ceará na categoria Ensino Superior da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

No momento posterior, o Prof. Jarbas Silveira fez uma breve apresentação sobre a trajetória do DETI, de seu programa de pós-graduação (PPGETI) e do LESC, que já tem um histórico de colaboração com o INPE, onde ele mesmo atuou como engenheiro na década de 1990. "Cada um tem como fazer a sua parte. Aqui, nós podemos coletar os dados, fazer o processamento das imagens, e a equipe do INPE se ocupar da prototipagem e do lançamento. Há muitas oportunidades de colaboração", adiantou o docente.

O Prof. Glauco Lobo ressaltou o quanto a atual gestão da UFC está comprometida com o vanguardismo científico, fazendo menção ao Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI) como um dos equipamentos que podem se somar à empreitada. "É uma grande honra para nós conveniar a UFC com uma instituição historicamente devotada à ciência, que inclusive tem uma unidade em nosso Estado, na cidade do Eusébio. Vamos fortalecer a parceria que já existe, a partir da atuação do LESC", frisou o vice-reitor. "Essa colaboração não podia ter um ponto de partida melhor que o DETI", acrescentou o pró-reitor Rodrigo Porto.

Após a reunião, os gestores do DETI apresentaram à administração superior e à comitiva do INPE um dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do LESC, cuja equipe de estudantes de graduação e pós-graduação está participando da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). O grupo, chamado AUTOSAT, foi o único do Ceará da categoria ensino superior classificado para a segunda fase da competição científica.

A programação foi fechada com um tour da comitiva pelo Campus do Pici, para observação de algumas áreas que têm as dimensões e condições necessárias para receber possíveis instalações do INPE na UFC no futuro. O encaminhamento imediato será a redação do convênio, que, quando pronto, será amplamente noticiado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).