UFC realiza primeira reunião preparatória do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

O Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) iniciou, nesta quinta-feira (5), a primeira de quatro reuniões preparatórias que serão realizadas neste mês para discutir o novo PDI, que vai vigorar de 2023 a 2027. O evento ocorreu no auditório da Casa de José de Alencar.

Imagem mostra pessoas sentadas no auditório, que estão de costa para o fotógrafo, e mesa de abertura ao fundo, em piso superior

Na abertura, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, ressaltou a importância do documento para a Instituição. “Dentro do PDI [existe] a filosofia do que se pretende que a nossa Universidade desenvolva ao elaborar uma missão que vai ter repercussão social extremamente marcante”, afirmou.

O pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, explicou que “o PDI é o planejamento estratégico da Instituição a médio e longo prazo. É aquele documento que estabelece os objetivos que a comunidade deseja e pretende alcançar para que a Universidade seja cada vez melhor”.

Confira a reportagem da UFCTV sobre a reunião

Ele comentou que a próxima versão do documento terá como novidade a integração com o orçamento a fim de definir com mais precisão em quais ações estratégicas serão aplicados os recursos.

Segundo a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da PROPLAD, Roberta Queiros, essas primeiras reuniões têm o objetivo de discutir a metodologia que vai ser aplicada durante as discussões sobre o novo PDI, por meio de seminários que serão realizados a partir de 3 de junho. “[Neles] toda a comunidade vai poder participar da elaboração desse plano estratégico da Universidade”, enfatizou.

Imagem mostra, em plano fechado, os três participantes da mesa de abertura do evento. No meio, o pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Almir Bittencourt, discursa sentado

Os participantes também puderam conhecer a construção da nova marca do PDI em apresentação feita pela coordenadora de Comunicação e Marketing (UFC Informa), Profª Cláudia Buhamra. Ela informou que a equipe do design levou em conta os seguintes pontos: simplicidade, objetividade e a ideia de uma marca para falar sobre ciclos e evolução.

imagem mostra a professora Cláudia Buhamra na parte inferior fazendo a apresentação, enquanto ao fundo, na parte superior, aparece uma projeção na parede

Essa primeira reunião discutiu a “Missão, Valor e Cadeia de Valores da UFC”. As próximas ocorrerão nos dias 11 de maio, com o tema “Visão de futuro”; 18 de maio, com o debate sobre “Mapa estratégico”; e 26 de maio, com foco em “Fatores críticos de sucesso e direcionadores”.

A equipe gestora do PDI, presente ao encontro, envolve os pró-reitores e pró-reitores-adjuntos da UFC, os superintendentes de Tecnologia da Informação (STI) e de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e os secretários de Cultura (SECULT), de Acessibilidade (UFC Inclui) e de Governança (SECGOV), além de representantes de outros setores ligados ao Gabinete da Reitoria.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) – fones: (85) 3366 7361 e 3366 7362