Reitor recebe visita institucional da reitora da UVA para tratar sobre convênios acadêmicos

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (6), uma comitiva da administração superior da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), liderada por sua reitora, Profª Izabelle Mont’Alverne. A dirigente da UVA iniciou sua gestão há pouco mais de um mês, em 2 de abril, para cumprir um mandato de quatro anos à frente da instituição universitária, sediada no município de Sobral (CE). A pauta da reunião contemplou convênios em áreas estratégicas, além de diretrizes para a expansão e a interiorização do ensino superior no contexto cearense.

Imagem: Foto da reunião do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, com a reitora da UVA, Profª Izabelle Mont'Alverne

A reitora Izabelle Mont’Alverne reiterou a cooperação histórica entre as duas instituições, afirmando ter procurado a UFC para contribuir com a implantação de novos cursos e campi da UVA na região do norte cearense, a exemplo das graduações em Agronomia em São Benedito; Agronomia e Pedagogia, em Acaraú; e de Engenharia de Pesca, Pedagogia e Ciências Contábeis, em Camocim. Para as unidades acadêmicas situadas em Sobral, a reitora manifestou o interesse da UVA em contar com o apoio da UFC para estabelecer novos cursos de Medicina e Psicologia, que estão sendo negociados com o Governo do Ceará.

No segmento da pós-graduação, a reitora apontou que há prioridade para se criar um novo programa na área da Linguística e em fortalecer o já existente Mestrado em Saúde da Família, ofertado em associação por ambas as universidades. “A saúde e a educação são duas grandes áreas bem importantes para Sobral, nas quais o município é referência, então estamos investindo muito na formação dos professores e na qualificação em rede dos docentes com mestrado e doutorado. Temos parcerias com a Prefeitura de Sobral, que também nos apoia bastante”, pontuou a reitora.

Leia mais: Parcerias entre UFC e UVA beneficiam região norte do Ceará 

O reitor Cândido Albuquerque frisou a importância do planejamento para orientar todos os processos de expansão universitária, com o propósito de garantir a qualidade e a excelência acadêmica. Além de colocar a UFC à disposição para essas colaborações, o reitor se comprometeu a organizar em breve uma visita à sede da UVA, acompanhado dos pró-reitores das áreas específicas para avançar cada vez mais nas aproximações institucionais.

“A ideia é aprimorar o convênio geral que temos para estreitar as relações da UFC e da UVA tanto na área de graduação quanto na pós-graduação, inclusive na expansão dos novos campi da UVA no Interior. Também estamos discutindo a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu, de mestrado e de doutorado, com professores das duas universidades sendo responsáveis por esses cursos. Isso é para que possamos trabalhar em conjunto, minimizando custos, aprimorando conhecimentos, melhorando o acesso, compartilhando instalações e otimizando os recursos públicos do Estado e da União”, declarou o Prof. Cândido.

O encontro entre os reitores da UFC e da UVA contou ainda com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA, Profª Maristela Osawa, e do diretor-adjunto do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IAD) da UVA, Prof. Lourival Júnior.

SAIBA MAIS – As relações institucionais entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Estadual Vale do Acaraú remontam ao ano de 1997, quando a UFC fez a incubação dos quatro primeiros anos do Curso de Direito da UVA, situado no Campus Betânia, em Sobral. A parceria entre as duas universidades coirmãs consolidou-se, sendo fundamental para o início do funcionamento do Curso de Medicina da UFC em Sobral, em 2001, e para a implementação do próprio Campus da UFC em Sobral, em 2006, a partir de quando foram criados novos cursos de graduação e pós-graduação. Docentes da UVA também colaboraram para a criação dos mestrados em Biotecnologia, Ciências da Saúde e Saúde da Família, ofertados no Campus da UFC em Sobral.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.