Parcerias entre UFC e UVA beneficiam região norte do Ceará

Uma série de iniciativas entre as Universidades Federal do Ceará e Estadual Vale do Acaraú (UVA) tem beneficiado a população da região norte do Estado. Esse trabalho conjunto remonta a 1997, quando a UFC incubou, nos quatro primeiros anos, o Curso de Direito da UVA, segundo o professor Vicente Pinto, do Curso de Medicina (Sobral) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

Imagem mostra parte da fachada do campus de Sobral da UFC, com estátua na cor dourada a frente e céu azul ao fundo

Os laços se estreitaram ainda mais com o início do funcionamento do Curso de Medicina em Sobral (2001) e do campus da UFC na cidade (2006). “A UVA foi que cedeu as primeiras salas onde os professores ficavam, onde os alunos tinham aula. Então essa parceria vem de mais de 20 anos”, comenta o diretor do Campus da UFC em Sobral, Prof. João Guilherme Nogueira Matias.

O docente ressalta ainda que os professores da UVA ajudaram a criar os mestrados em Biotecnologia, Ciências da Saúde e Saúde da Família oferecidos no campus da UFC. “Eles colaboraram desde o início na formação e na montagem desses mestrados e ainda hoje fazem parte do corpo docente”, informa. De acordo com o Prof. Vicente Pinto, “atualmente esses três cursos de mestrado contam com 12 docentes da UVA”.

PROJETOS – Além das parcerias acadêmicas, o trabalho conjunto entre a UFC e a UVA também abrange outros projetos, principalmente na área da saúde. A Profª Mariana Farias, do Curso de Odontologia (Sobral), ressalta o trabalho conjunto feito por meio do PET Saúde (encerrado). “É uma política do governo e em todas as edições a parceria é feita sempre entre UFC e UVA”, informa. Atualmente, aguarda-se a aprovação do novo projeto para a próxima edição.

Na área de saúde, o coordenador do Curso de Psicologia do Campus de Sobral, Prof. Rodrigo Maia, cita como exemplos o PET Interprofissionalidade e o Vida em Quarentena, ambos já encerrados.

O primeiro reuniu diferentes profissionais para pensar em intervenções para a comunidade local, em áreas como qualidade de vida e promoção da saúde. Já o segundo ocorreu durante o período de isolamento social durante a pandemia de covid-19, com a produção de material e conteúdo, assim como a coleta de depoimentos sobre a rotina de profissionais de saúde.

Outra iniciativa é a Liga de Interprofissionalidade e Prática Colaborativa em Saúde (LIPRACS), projeto de extensão idealizado pelos acadêmicos dos Cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia da UFC, e de Educação Física e Enfermagem da UVA, criado para dar continuidade ao PET Interprofissionalidade.

“[O projeto] tem como objetivo possibilitar a integração do ensino-serviço-comunidade, tendo como foco o desenvolvimento dos serviços do SUS e suas formas de cuidado, além da discussão sobre a implementação da interprofissionalidade nos currículos das graduações da área da saúde”, comenta a professora do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral e coordenadora da liga, Profª Roberta Lira. Além disso, serão desenvolvidas atividades para formação de profissionais da área da saúde.

Também coordenam o LIPRACS as professoras Patrícia Bezerra Gomes (Medicina-UFC Sobral) e Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas (Enfermagem-UVA). Integram ainda o grupo dois profissionais da Rede de Atenção à Saúde de Sobral, sete alunos da UFC e sete da UVA.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.