Empresas parceiras do Programa mandacaru.dev visitam o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação

Representantes das empresas parceiras do Programa mandacaru.dev visitaram nessa terça-feira (10) o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O mandacaru.dev é um projeto de pesquisa de desenvolvimento e inovação realizado pela UFC com o objetivo de capacitar os discentes em tecnologias inovadoras de forma alinhada aos desafios digitais de empresas do mercado financeiro.

Imagem: Grupo de pessoas reunidas em pé ao lado de banner com fundo branco e marca preta

Para o coordenador de empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Abraão Saraiva, "a aproximação entre a academia e a iniciativa privada é muito oportuna para o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho por parte dos estudantes e para a proposição de soluções inovadoras para a sociedade". 

As empresas B3 – a Bolsa do Brasil, BLK Sistemas Financeiros, PDTec e Neoway foram recepcionadas pela equipe da PROINTER e seguem para o Campus de Crateús onde também participarão da programação do 9º Fórum de Inovação e Tecnologia (FIT), que acontece de 11 a 14 de maio. De acordo com o Prof. Allysson Allex Araújo, coordenador do mandacaru.dev, a proposta é promover a aproximação dos alunos com as empresas e apresentar a estrutura e o que tem sido realizado na UFC. 

“No Campus de Crateús, a gente também tem um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que já está pronto e será um espaço para que os alunos possam desenvolver esses projetos através dessas parcerias e, assim, ter cada vez mais uma oportunidade concreta para capacitação e desenvolvimento de projetos sólidos no contexto da tecnologia da informação”, destacou o docente do Campus de Crateús, Allysson Araújo.

Veja mais fotos no Flickr da UFC

PROGRAMA MANDACARU.DEV – O mandacaru.dev já realizou dois módulos de capacitação, ministrados por docentes da UFC e com mentoria das empresas para os alunos dos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá e Russas. O Prof. Allysson Allex Araújo destaca que o objetivo é possibilitar capacitação e oportunidade de inserção dos estudantes no mercado financeiro: “Eles lidam com os desafios propostos pelas empresas, então aqueles que conseguem demonstrar seu talento e se engajar com certeza se apresentam como um diferencial para que, através dos mentores, tenham a possibilidade de se conectar com o mercado”, explicou.

Imagem: grupo de pessoas reunidas em mesa de reunião branca, em sala com janela, algumas em pé.

O estudante Carlos Eduardo Cassimiro, que está no último ano do Curso de Engenharia de Computação em Fortaleza, participou dos módulos e foi recém-contratado por uma das empresas parceiras. Ele destaca que a capacitação foi essencial para atuar no mercado financeiro: “O conteúdo do curso ministrado foi muito bom, o nível técnico dele foi excelente. Depois do primeiro módulo, eu me senti validado para atuar na área, e o curso ainda me deu a oportunidade de atuar numa empresa boa e com perspectiva de desenvolvimento”, destaca.  

O diretor de tecnologia da PDTec, Dariam Villela, destaca o avanço do Programa mandacaru.dev, que foi iniciado em novembro de 2021 e já no primeiro módulo, finalizado com alunos certificados, seis foram contratados pelo grupo. “A gente quer dar continuidade ao programa, criar novos módulos, estudar outras áreas de conhecimento. Além disso, servir como referência para possíveis outras regiões do Brasil”, afirmou.

Leia também: UFC e empresas B3, BLK e Portal de Documentos lançam programa de capacitação em tecnologias inovadoras

Fonte: Prof. Allysson Allex Araújo, docente do Campus da UFC em Crateús e coordenador do mandacaru.dev – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.