Campus da UFC em Crateús debate interação da sociedade com softwares; o evento segue até sábado (14)

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús realiza, até sábado (14), o evento “Era dos dados: como os robôs de software influenciam a sociedade”, atividade que une a nona edição do Fórum de Inovação e Tecnologia (FIT), a Semana das Engenharias e a Semana do Meio Ambiente do campus.

A ideia é unir os cursos do campus para debater os desafios e impactos do uso de softwares. De acordo com Heline Lopes, administradora da Divisão de Apoio à Gestão do Campus de Crateús, esta é a primeira vez que os três eventos são realizados em conjunto, uma forma de “fazer com que as atividades dos cursos sejam mais integradas”.

Imagem: A programação, que conta com mais de 30 atividades, começou nessa quarta-feira (11) e segue até sábado (14) (Foto: Vinícius Martins)

A programação, que conta com mais de 30 atividades, começou nessa quarta-feira (11) e segue até sábado (14) com palestras, minicursos e oficinas. Todas as ações são gratuitas, presenciais e abertas ao público, com inscrições no site do evento.

Destaque para a Maratona de Hackathon, marcada para começar nesta sexta-feira (13) como parte da programação do FIT. A partir de dados do estado do Ceará, os participantes terão 24 horas para buscar soluções capazes de mostrar várias perspectivas e que tenham impacto social. Serão disponibilizados dados referentes a saúde, segurança, servidores públicos, contratos e convênios, chuvas e despesas em geral, incluindo dados referentes à covid-19.

A programação conta ainda com atividades da Semana do Meio Ambiente, como as palestras realizadas nesta quinta-feira (12): Redes neurais artificiais para sensoriamento remoto; e Como a inteligência artificial pode nos ajudar a entender a demanda de água de uma cidade? No sábado (14), estão previstas ações da Semana das Engenharias, como a palestra “Indústria 4.0 na prática: o processo de transformação de dados em informações e seu potencial de revolucionar as operações minerais”, e o segundo dia do minicurso “Como transformar IA [Inteligência Artificial] em uma ferramenta para geociências”.

SAIBA MAIS – Em sua nona edição, o Fórum de Inovação e Tecnologia (FIT) é um evento de incentivo à pesquisa e à inovação que busca a disseminação do conhecimento em diversas áreas de atuação dos cursos ofertados pela UFC em Crateús.

Já a Semana do Meio Ambiente possui foco nas temáticas ambientais com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre engenharia, tecnologia e meio ambiente para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral do sertão de Crateús. Neste ano, a Semana do Meio Ambiente e a Semana das Engenharias estão inseridas no evento “Era dos dados: como os robôs de software influenciam a sociedade” com o intuito de promover minicursos e palestras relacionando inteligência artificial aplicada as ciências ambientais e engenharias.

Fonte: Heline Lopes, da Divisão de Apoio à Gestão do Campus da UFC em Crateús – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.