Pesquisadores do Departamento de Fisioterapia selecionam voluntários para avaliar lesões nos ligamentos dos joelhos

O Grupo de Pesquisa em Joelho e Esporte, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, está selecionando pacientes voluntários para avaliação de lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho. A ruptura do LCA é considerada uma das mais severas e incapacitantes lesões do joelho, e a cirurgia de reconstrução ligamentar é geralmente indicada em casos nos quais o indivíduo pretende retornar à prática esportiva.

Imagem: foto de uma mulher da cintura para baixo, ela está vestindo calça escura e inclinada com as duas mãos no joelho direito

A avaliação fisioterapêutica é gratuita, aberta à comunidade e faz parte de pesquisa coordenada pelo Prof. Pedro Lima, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade (PPGFISIO) da UFC. A atual pesquisa, também integrada pelos estudantes de mestrado Carlos Rodrigues e Jefferson Medeiros, busca validar novos testes com melhor custo-benefício para analisar as condições de ruptura do ligamento do joelho.

Podem participar da pesquisa maiores de 18 anos que tenham passado por cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho há pelo menos seis meses e que desejam voltar a praticar atividades físicas.

Interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico e precisam aguardar contato para agendamento da avaliação.

A avaliação consiste de testes aplicados de força e simetria musculares, de saltos e de agilidade, feitos com o objetivo de traçar um perfil da capacidade funcional do paciente. Ao fim do processo avaliativo, é gerado um relatório com resultados individuais e referências científicas para auxiliar na decisão de retorno à prática esportiva.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.