Procurar no portal

Reitor aborda projetos de requalificação urbana com vice-prefeito de Fortaleza

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na tarde dessa segunda-feira (16), o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Élcio Batista, para tratar de projetos de revitalização urbana no Centro da capital cearense.

A reunião abordou iniciativas como o restauro das caixas-d'água do Benfica, proposto pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), a requalificação da praça Clóvis Beviláqua e a expansão da infraestrutura física da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC. Com custos estimados em R$ 25 milhões, os recursos para as obras do futuro anexo da FADIR serão captados por meio de emendas parlamentares da bancada cearense no Congresso Nacional. 

Imagem: Sala de reuniões com pessoas ao redor de uma mesa de madeira

Para o vice-prefeito Élcio Batista, os investimentos condizem com as diretrizes do Programa Fortaleza 2040 e representam verdadeiros presentes a serem oferecidos à cidade. “Isso é o fortalecimento do Centro de Fortaleza, a transformação do espaço urbano e uma dinâmica da presença maior de pessoas, de alunos e de turmas que a Universidade poderá ter. Será um caminho para a maior integração da UFC com a cidade, com ganhos em infraestrutura, sociabilidade, criando uma atmosfera de encontros e interação”, declarou Batista.   

O diretor da FADIR, Prof. Maurício Benevides, pontuou como uma das necessidades a serem atendidas pelo projeto a ampliação e a reestruturação da Biblioteca da Faculdade de Direito. “Como o acervo hoje é todo eletrônico, o que temos na biblioteca são acervos de referência, com livros fundantes e eternos de filosofia e de direito. Queremos uma biblioteca que seja um local de experiências com computadores, navegação e sala de multimeios, para além da consulta ao acervo físico”, comentou o diretor.  

O reitor Cândido Albuquerque, que dirigiu a FADIR de 2011 a 2019, solicitou à equipe de servidores da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) a elaboração do projeto para o novo anexo da Faculdade de Direito, com o acompanhamento da diretoria da unidade acadêmica. Segundo o dirigente máximo, a proposta deverá contemplar salas de aula, gabinetes de professores, biblioteca, estacionamento, salas de pós-graduação, espaço de convivência e instalações para o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). “O planejamento da gestão precisa pensar no futuro, com demandas para modernizar a infraestrutura e melhorar a qualidade acadêmica e pedagógica da Universidade”, salientou o reitor. 

Participaram do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho; a pró-reitora de Assuntos Estudantis e membra da Comissão de Gestão do Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito da UFC, Profª Geovana Cartaxo; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, engenheiro Eduardo Palheta; a gestora do projeto de restauro das caixas-d’água do Benfica, Dalviane Pires; o representante estudantil do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB), Thiago Fragoso, além de técnicos do IPLANFOR. 

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300