Aluno e egressas da Pós-Graduação em Direito conquistam prêmio nacional de direito ambiental

Na última sexta-feira (13), os pesquisadores Gabriel Braga Guimarães, Adriana Isabelle Barbosa Lima Sá Leitão e Fernanda Castelo Branco Araujo, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Ceará, conquistaram o pódio do XI Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, organizado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV) para reconhecer ensaios acadêmicos inéditos produzidos no Brasil na área de direito ambiental.

Imagem: Fotografia de frente de três pessoas jovens: uma mulher branca de olhos azuis e loira, um homem branco de cabelos escuros e barba e uma mulher de cabelos escuros longo.

Gabriel Braga Guimarães, mestrando do PPGD/UFC, conquistou o 1º lugar na categoria estudante de mestrado com o trabalho "A crise climática como uma crise humanitária: o pacto ecológico europeu e a insuficiência da tutela dos direitos dos migrantes ambientais frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas".

A pesquisa foi orientada pela Profª Tarin Cristino Frota Mont'Alverne e recebeu contribuições do Prof. João Luís Nogueira Matias, ambos do PPGD/UFC. O trabalho também teve coorientação da Profª Julia Motte-Baumvol (Universidade de Paris).

O estudo será publicado em e-book coletivo da editora do IDPV e apresentado durante o 17º Congresso de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Direito Ambiental, a se realizar nos dias 21 e 22 de maio. Neste ano, o tema do evento é "Paz com a natureza: o direito pela resiliência ecológica".

Fernanda Castelo Branco Araujo, graduada e mestre em Direito pela UFC e doutora pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Marseille, na França, obteve o 1º lugar na categoria doutor, com o ensaio intitulado "A incorporação da abordagem ecossistêmica pelo direito como meio de promoção da resiliência no sistema costeiro-marinho: contribuições para as áreas marinhas protegidas".

Já Adriana Sá Leitão, egressa do mestrado do PPGD/UFC e doutoranda na Universidade de Pisa, na Itália, submeteu ao prêmio o trabalho intitulado "A emergência climática sob a perspectiva de uma transição inclusiva: rumo à garantia da resiliência ecológica para promover a paz ambiental?", também com orientação da Profª Tarin Mont'Alverne.

Nessa edição do prêmio, Adriana obteve o 3º lugar na categoria estudante de doutorado. É o terceiro ano consecutivo em que a doutoranda e sua orientadora submetem trabalhos e são classificadas.

Fonte: Profª Tarin Mont'Alverne, da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.