Reunião apresenta metodologia do novo Plano de Desenvolvimento Institucional a diretores

Em nova reunião preparatória do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, realizada na manhã desta sexta-feira (20) na Casa de José de Alencar, os diretores de unidades acadêmicas da UFC puderam conhecer a metodologia que vai orientar as discussões do novo documento. Até o fim de junho, os debates serão ampliados para a participação de toda a comunidade acadêmica, com conclusão e envio do novo plano ao Conselho Universitário (CONSUNI) no fim deste ano. 

Imagem: Da esquerda para a direita, Prof. Almir Bittencourt (PROPLAD), Prof. Glauco Lobo (vice-reitor) e Roberta Queirós (administradora da PROPLAD) compuseram a mesa de abertura do encontro. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Na abertura do evento, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, no exercício da Reitoria, lembrou que o atual PDI foi elaborado em 2017 e, de lá para cá, várias mudanças ocorreram, citando como exemplo o cenário da pandemia. "Havia resistência ao ensino e ao trabalho a distância [...] E isso se tornou uma realidade", comentou. 

Leia mais: UFC realiza primeira reunião preparatória do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Para ele, esse é um momento em que as demandas de diferentes setores são ouvidas para, ao final, pensar na Universidade de maneira conjunta. "Temos que reunir todas essas diversidades para poder chegar a uma conclusão do que é melhor para o todo", avaliou. 

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, também ressaltou que novos desafios se apresentaram ao longo desses anos e citou, como um deles, a questão da sustentabilidade ambiental. "Precisamos reduzir a emissão de CO2 (gás carbônico) nos campi e fazer a gestão de resíduos sólidos", exemplificou. 

Imagem: Profª Claudia Buhamra (UFC Informa) apresenta aos gestores presentes a nova marca do PDI e o atual vídeo institucional da UFC, produções de sua unidade. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Durante o evento, os participantes também conheceram todo o processo de concepção da nova marca do PDI em apresentação feita pela coordenadora de Comunicação e Marketing (UFC Informa), Profª Cláudia Buhamra, e também assistiram ao novo vídeo institucional da UFC, elaborado para ser apresentado nos encontros agendados para a elaboração do plano.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento de Administração (PROPLAD) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.