Com secretário do MEC, reitor representa universidades públicas brasileiras em conferência da UNESCO

A Universidade Federal do Ceará marcou presença em um dos mais relevantes eventos internacionais de discussão de políticas públicas para o ensino superior. Em missão à cidade espanhola de Barcelona, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, participou da programação da Conferência Mundial de Ensino Superior da UNESCO (WHEC2022). Na agenda, ele foi ladeado pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU-MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, e representou as universidades públicas brasileiras. O convite à UFC foi feito diretamente pelo secretário e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). 

Imagem: Secretário Wagner Vilas Boas (SESU-MEC) e Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC) posam no pavilhão onde ocorreu a programação da conferência WHEC2022. (Foto: Divulgação/ UFC Informa)

Promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), braço educacional da ONU, a WHEC2022 estava inicialmente prevista para ocorrer no ano passado, foi adiada e finalmente teve lugar de 18 a 20 de maio de 2022.

A iniciativa propõe a revisão das práticas globais de ensino superior e a elaboração de soluções para garantir uma educação que caminhe junto com o desenvolvimento sustentável do planeta e da humanidade. Em seu novo cronograma, a conferência representou uma oportunidade de aprofundar discussões técnicas e expandir esforços comuns de produção de conhecimento, diálogo institucional, intercâmbio acadêmico e networking especializado.

Trazendo o tema "A reinvenção da educação superior para um futuro sustentável", o  evento foi transmitido ao vivo por meio de seu site. A expectativa é de que, dos espaços da programação, possam emergir ideias inovadoras e alianças criativas, produzindo uma coalizão da comunidade global de ensino superior em favor da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela ONU.

De acordo com a Assessoria Internacional do MEC, os temas mais discutidos na conferência incluíram: impacto da covid-19 na educação; financiamento e governança nas universidades; cooperação internacional para o ensino superior; dados e produção de conhecimento e qualidade dos programas de formação na educação superior.

A WHEC2022 foi uma promoção da UNESCO, com apoio do Governo Espanhol, do Governo Regional e da Câmara Municipal da Catalunha, da Autoridade Regional de Barcelona, da Rede Universitária Global para a Inovação (GUNi) e da Associação Catalã de Universidades Públicas (ACUP).

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.