Nota da Reitoria: investimentos em infraestrutura e avanços na entrega de obras não serão ofuscados por falsa postagem de entidade sindical sem compromisso com a verdade

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, com estranheza, dissimulada manifestação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC - Sindicato), na qual proclama indícios de "sucateamento" da estrutura da Instituição. Causa espécie à administração o tom acusatório do sindicato, em uma tentativa maldosa de confundir a comunidade e imputar à gestão em curso as dificuldades que são, inegavelmente, herança de equívocos no planejamento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

É do conhecimento da comunidade que, ao assumirmos, imediatamente inquietou a nós, dirigentes máximos, o volume demasiado de obras inacabadas ou em estado de abandono por toda a Instituição. Por isso mesmo, a Administração incluiu, entre suas ações prioritárias, trabalhar para entregar à comunidade a longa lista de obras interrompidas, muitas – pasmem – desde os idos de 2012/2013.

Foi com esse propósito que anunciamos, em agosto de 2020, mesmo em meio ao caos da pandemia que tanto consumiu nossos recursos, o maior pacote de investimentos dos últimos anos na UFC. R$ 27 milhões para manutenção, retomada e conclusão de obras, melhoria da acessibilidade e aquisição de equipamentos para prática musical, ações de tecnologia da informação e reforço em laboratórios e unidades acadêmicas. Empreendeu-se, então, uma firme e urgente ação de manutenção na estrutura da Universidade, considerando-se que o estado de abandono e descaso era assustador.

Um montante significativo de recursos, obtidos a partir de orçamento próprio da UFC; de articulações da atual Reitoria com o Ministério da Educação (MEC) e outros ministérios, como o da Justiça; de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de emendas parlamentares, foram empregados, com o objetivo de minimizar anos de falta de manutenção.

Ainda em agosto de 2020, começamos com a leva de inaugurações. Primeiro, um moderno parque fotovoltaico capaz de gerar significativa economia anual nos custos da UFC com eletricidade. Em seguida, ainda no segundo semestre daquele difícil ano, foram objeto de restauração a sala de freezers da Faculdade de Medicina, o Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o urbanismo em torno do Instituto UFC Virtual e do novo Restaurante Universitário do Pici, a coberta do bloco do Curso de Jornalismo, que estava em situação desesperadora… Só para citar algumas das mais de 50 obras que agora estão nas mãos da comunidade acadêmica, para que esta melhor possa se dedicar às suas atividades-fim.

Somente ao Centro de Tecnologia, que tanto o texto da ADUFC evidencia em seu esforço de apagamento do progresso estrutural dos últimos anos, foram destinados alguns milhões de reais do pacote de investimentos. Em março de 2022, entregamos à comunidade do CT os laboratórios de Ensaios Mecânicos (LEM), de Energias Renováveis (LER) e de Eficiência Energética em Força Motriz (LAMOTRIZ), além do bloco do Departamento de Engenharia de Produção. Estas obras, fundamentais para o adequado funcionamento do CT, estavam criminosamente abandonadas há mais de oito anos. A ADUFC, ideologicamente cega e garroteada por uma agremiação partidária, ignora esse ganho fundamental para o Centro. Isso para não falarmos nas melhorias no Departamento de Matemática, da Geografia ou da Geologia que estavam em situação deplorável.

Todos sabem que, em face dos muitos anos de manutenção deficiente, ainda há muito a fazer. Entretanto, as pessoas de boa fé reconhecem e aplaudem o muito que já foi feito e sabem que muito mais será realizado, apesar das notórias dificuldade que o sindicato vem criando. Com efeito, nem mesmo a difícil conjuntura orçamentária, acompanhada do cenário econômica e sanitariamente instável do último biênio foi capaz de deter a determinação da atual gestão da UFC. A situação que era desesperadora, agora é apenas preocupante e, em breve, será apenas a lembrança de um tempo que não voltará.

Muito ainda temos que fazer para superar os anos de planejamento deficitário na condução da nossa UFC, mas todos sabem das dificuldades orçamentárias que enfrentamos, pelo que causa revolta e materializa completo desprezo pela verdade, constatar que a ADUFC tentou, de forma artificial, imputar à atual gestão a falta de planejamento que resultou em anos de falta de manutenção e abandono da nossa Universidade e que vem sendo corrigido em tempo recorde pela atual gestão. Que fique claro: manifestações que visam desinformar, não prevalecerão e serão sempre esclarecidas à comunidade.

Por entendermos que o pretenso espírito fiscalizador da entidade sindical estava convenientemente adormecido, por interesse próprio ou da agremiação partidária que a domina, quando o comando cabia àqueles com quem são ideologicamente alinhados e por estarmos certos de que é com planejamento, organização, mobilização de parcerias e trabalho que realmente se muda a paisagem da Universidade, é que seguimos, inabaláveis, rumo à renovação e reestruturação de nossa UFC.

Reafirmamos, para que fique claro, que não mais serão toleradas narrativas falsas com o objetivo de confundir a comunidade sobre um dos pontos mais positivos da atual gestão.

Administração Superior da UFC