Governo Federal credencia FACEP como nova fundação de apoio às atividades da UFC

O Prof. Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará, recebeu, na última segunda-feira (13), gestores da Universidade e representantes da Fundação de Apoio à Ciência, Cultura, Estudos e Pesquisas (FACEP), credenciada para apoiar as atividades da UFC pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações, de acordo com a Portaria Conjunta nº 75, de 26 de maio de 2022.

Imagem: Da esquerda para a direita, os professores Glória Arraes, Sérgio Nogueira, reitor Cândido Albuquerque, Paulo Matos e Marcus Vinícius Veras (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na UFC, a Fundação foi autorizada pelo Conselho Universitário em 24 de junho de 2021, conforme a portaria nº 20/CONSUNI. "Temos agora quatro fundações devidamente reconhecidas. Para uma Universidade do tamanho da UFC isso é muito importante. Nossas fundações dão apoio também a outras Universidades, como a federal do Cariri (UFCA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), e estão à disposição de qualquer universidade do Ceará que precise delas", comemorou o reitor da UFC.

Para o Prof. Paulo Matos, diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), o principal benefício do credenciamento da Fundação, a curto prazo, é a possibilidade de criar novos cursos de mestrado e doutorado profissionais. "A FEAAC é a escola de negócios da UFC, portanto, o benefício é também para toda a sociedade. A gestão das empresas e das contas públicas é essencial para o desenvolvimento do nosso Estado. E é neste sentido que esses cursos profissionais agregam muito", declarou.

A Profª Glória Arraes, docente aposentada da UFC, fundadora da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP) e membro do Conselho da FACEP, explica que a Fundação será a responsável pela captação de recursos para o desenvolvimento das atividades da Universidade, especialmente para a FEAAC, dando continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pela ACEP. "A FEAAC foi a primeira unidade da UFC a ter um mestrado profissional, desenvolvemos muito essa área e estamos com a ideia de um doutorado. Esses programas são custeados com recursos de empresas ou de organizações públicas que precisam de uma instituição credenciada para fazer essa intermediação", explica.

Além da pós-graduação, a realização de concursos públicos e seleções é outra funcionalidade que poderá ser implementada pela Fundação, destaca o Prof. Sérgio Nogueira, presidente da FACEP. "O trabalho da Fundação transcende a Universidade, pois pode fazer contratos e convênios e desenvolver ideias que às vezes a Universidade não pode realizar devido à sua estrutura e aos entraves jurídicos", enfatizou.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.