Espetáculo gratuito unindo o erudito e o popular na Concha Acústica celebra 67 anos de instalação da UFC

O aniversário de 67 anos de instalação da Universidade Federal do Ceará será comemorado com um evento aberto ao público e gratuito no dia 24 (sexta-feira), às 17h, na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade 2853  Benfica). No palco, vai se apresentar a Camerata de Cordas da UFC, com um repertório que inclui músicas eruditas e populares. A produção do espetáculo ocorre numa parceria entre a Secretaria de Cultura, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e o Cerimonial, todos da UFC.

A Camerata de Cordas da UFC é um grupo artístico sob coordenação da Profª Liu Man Ying, do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), que serve de apoio a atividades de extensão desenvolvidas na UFC, como o ensino coletivo de cordas friccionadas. Os cursos são abertos ao público e oferecem aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.

Imagem: A Camerata da UFC preparou um repertório com músicas eruditas e populares (Foto: Divulgação)

Na celebração dos 67 anos de instalação da UFC, a Camerata apresentará um concerto com o seguinte programa: Serenata, de Alberto Nepomuceno; Verão, primeiro movimento de “As Quatro Estações”, de Vivaldi; Mucuripe, de Belchior, com arranjo de Inácio Saldanha; “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com arranjo de Levi Bento; e “Libertango”, de Astor Piazzola, com arranjo de Paulo Leniuson.

Esclarecimento: no evento estava prevista a participação do Oré Anacã - Grupo de Dança Popular da UFC, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), mas, em razão de problemas de saúde de integrantes, a apresentação precisou ser cancelada.

PATRIMÔNIO CEARENSE – A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação fruto de um amplo movimento de opinião pública e esforços da sociedade cearense. Criada oficialmente pela Lei n° 2.373, de 16 de dezembro de 1954, e instalada em sessão no dia 16 de junho de 1955, a UFC foi inicialmente constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Teve como reitor fundador o Prof. Antônio Martins Filho.

Aos 67 anos, a UFC é hoje considerada uma das maiores e melhores universidades brasileiras. Além de três campi em Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu), a UFC se estendeu para o interior cearense e conta com campus em Sobral, Quixadá, Crateús, Russas e Itapajé.

De acordo com o Anuário Estatístico da UFC 2022 (Base 2021), a Instituição oferece à sociedade 122 cursos de graduação, 144 de pós-graduação (51 de doutorado, 81 de mestrado e 12 de especialização), além de 1.023 ações de extensão (entre cursos, projetos, programas, estágios e outras) e realização de pesquisas que colaboram para destacadas posições em rankings nacionais e internacionais.

Ressalte-se, na atual gestão do reitor Cândido Albuquerque, a conquista de 29 novas patentes e iniciativas como a inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação; desenvolvimento, junto com outras instituições cearenses, do capacete Elmo, um marco na pandemia da covid-19, que evitou intubação e mortes de pacientes.

Ainda na linha de integração com empresas e entidades privadas e públicas, a UFC tem relevante participação no projeto de hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém, para citar alguns motivos a serem comemorados neste 67º aniversário da Instituição.

Obtenha mais dados sobre a Universidade no Anuário Estatístico da UFC

Fontes: Secretaria de Cultura da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.