Centro de Tecnologia realiza atividade em alusão ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará promove, nesta sexta-feira (24), uma programação dedicada a celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (DIME). Após três edições presenciais realizadas na UFC e duas edições remotas, as atividades alusivas ao DIME saem dos muros da Universidade e vão para a Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Joaquim Moreira de Souza (Rua Caio Prado, 2 Parangaba), em Fortaleza.

A vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC, Profª Diana Azevedo, explica que a data celebra a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho de Engenharia e sua atuação nos diversos campos da área. “É importante apresentar casos que sirvam de inspiração para meninas, que ainda optam pouco por uma carreira em Engenharia. A data é ainda importante para fomentar discussões em torno das dificuldades e desafios que as mulheres encontram nessa área, de modo a subsidiar políticas afirmativas de inclusão nas instituições”, destaca.

Imagem: fundo verde com perfil de uma mulher na cor rosa e o desenho de um cérebro com engrenagens

O evento ocorre das 15h às 17h com apresentação teatral e roda de conversa. Na primeira parte da programação, haverá uma encenação que utilizará a metodologia do Teatro do Oprimido, criada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal nos anos de 1970. A apresentação terá algumas personagens interpretadas por estudantes de Engenharia do Centro de Tecnologia da UFC e pela Profª Carolina Vieira, do Curso de Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. A cena será apresentada e, posteriormente, a plateia poderá intervir para modificar o que considera que deve ser mudado naquela realidade.

A segunda parte do evento contará com uma breve apresentação do Juntas, grupo que reúne professoras e estudantes da EEEP Joaquim Moreira de Sousa para oferecer acolhimento e debater pautas relativas às mulheres.

O evento se encerrará com uma roda de conversa com a participação de duas engenheiras: Fernanda Leite Lobo, engenheira eletricista e engenheira civil, docente do Curso de Engenharia Ambiental da UFC, e Larissa Souza Pinheiro, engenheira química. A estudante Lívia Maria da Silva Mello, do Curso de Engenharia de Petróleo da UFC, também integrará a ação. A ideia é apresentar às estudantes da EEEP Joaquim Moreira de Souza exemplos de mulheres na Engenharia e incentivar as meninas que querem seguir essa carreira.

SAIBA MAIS – O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi criado pela Women´s Engineering Society (WES) do Reino Unido com o objetivo de fortalecer o espaço que as mulheres engenheiras vêm conquistando na profissão. A data é comemorada anualmente no dia 23 de junho. Na UFC, é celebrada pelo Centro de Tecnologia desde 2017, sendo os eventos organizados pelo Núcleo de Orientação Educacional (NOE-CT) e os capítulos estudantis American Institute of Chemical Engineers (AIChE), Society of Petroleum Engineers (SPE) e estudantes voluntárias.

Fonte: Núcleo de Orientação Educacional do Centro de Tecnologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.