Parque Tecnológico e Condomínio de Empreendedorismo e Inovação são apresentados ao setor produtivo do Ceará

Em mais uma ação para fortalecer o diálogo entre academia, setor produtivo e governo do Estado, o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), representantes dos três setores para o Encontro de Inovadores – PARTEC, Clusters Econômicos de Inovação e a Quádrupla Hélice.

O evento é realizado pelo Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET) a fim de que empresários conheçam mais sobre o PARTEC presente na UFC e seus diferenciais para empresas interessadas no investimento em inovação.

Imagem: reitor da UFC discursa em púlpito

Na abertura do encontro, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, reforçou o empenho da atual gestão da Universidade em discutir o papel da academia para o desenvolvimento do estado. “Nós resolvemos criar uma estrutura que era a forma de mostrar que a Universidade queria se tornar parceira do Governo do Estado do Ceará para o seu desenvolvimento”, afirmou.

Para ele, o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC representa a intenção da Universidade em ser parceira de outros setores da economia do estado. "Nós não temos um Parque Tecnológico da UFC, nós temos um Parque Tecnológico do Estado do Ceará. É preciso que todas as universidades, que o Governo do Estado, que a FIEC [Federação das Indústrias do Estado do Ceará] com todos os seus associados, a CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas] percebam que nós temos um Parque do Estado e que, portanto, cada entidade dessa tem que ter o sentimento de pertencimento", reforçou, lembrando a importância de unir esforços para dar respostas às demandas da sociedade.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O diretor-presidente do Parque Tecnológico, Prof. Fernando Nunes, afirmou que o PARTEC tem a intenção de atrair empresas e estimular a cultura do empreendedorismo para desenvolver produtos e serviços para a sociedade. "O que nós queremos mostrar aqui é que a inteligência do Ceará está dentro da Universidade e está à disposição das empresas para que possam desenvolver novos negócios inovadores", disse.

Imagem: Prof. Fernando Nunes, diretor-presidente do PARTEC

O Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI) foi apresentado aos empresários pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Albuquerque, que reforçou o objetivo do Condomínio de ser um espaço de conexão entre comunidade acadêmica, empresários e governo.

"O conceito do Condomínio é este: da demanda da sociedade chegar aqui e a gente poder dar uma resposta, dar um encaminhamento, dizer qual o grupo de pesquisa que pode ajudar naquela demanda. Da mesma forma, receber o pesquisador que está sendo procurado pela empresa e dizer qual o caminho que ele pode fazer para formalizar aquele projeto", resumiu.

Na oportunidade, o titular da PROINTER apontou algumas ações já desenvolvidas pelo Condomínio, tais como: o Empreende UFC, as Parcerias para Inovação Aberta, as Diligências Tecnológicas, a Plataforma Institucional de Laboratórios da UFC e o Escritório de Projetos.

Já o programa Clusters Econômicos de Inovação foi apresentado pelo secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SEDET, Júlio Cavalcante Neto. O programa atua na articulação e integração do setor privado, academia e sociedade para gerar oportunidade de emprego e desenvolvimento para o Estado. De acordo com ele, são alguns resultados esperados pelo programa: competitividade na região pelo aumento da produtividade, criação de nova economia baseada em empreendimentos inovadores, aumento da riqueza da região com melhor distribuição de renda e retenção de talentos locais.

Confira vídeo da UFCTV:

A atual edição do programa busca soluções para 57 problemas existentes no ecossistema de desenvolvimento das 14 regiões estratégicas de planejamento do Estado. Cerca de 150 startups se inscreveram no edital que selecionará até 90 equipes para participar do programa. As startups selecionadas contarão com o apoio de 52 pesquisadores regionais de 11 instituições de ensino superior do Ceará para o desenvolvimento das soluções.

Além do reitor da UFC e dos demais participantes citados acima, a abertura do evento foi prestigiada por diversas autoridades acadêmicas e empresariais, tais como: o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o diretor em exercício do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Alexandre Holanda Sampaio; o diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Gonçalves; e o diretor do Campus da UFC em Itapajé, Prof. Márcio Veras.

Também estiveram presentes: o gerente de customer success da MapLink, Cláudio Nakashima; o secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), Ricardo Costa; a secretária-executiva da SEDET, Roseane Medeiros; Lucas Leite, representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Leonardo Braga, representando o Banco do Nordeste (BNB); o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Ranieri de Medeiros; Raimundo Lima, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE); Paulo André de Holanda, diretor do Serviço Social da Indústria (SESI); Marcos Antônio Soares, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC); Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC); e Beto Chaves, vice-presidente do Sindicato dos Químicos do Ceará (SINDIQUÍMICA)

Imagem: pessoas sentadas em auditório

ENCONTRO – O Encontro de Inovadores – PARTEC, Clusters Econômicos de Inovação e a Quádrupla Hélice segue até a tarde desta quinta-feira (23) com visitas a laboratórios, debates, rodadas de negócios com startups e pitchs de startups dos setores de agronegócio, mineração e metalmecânica, cadeia produtiva da saúde, energias renováveis e tecnologia da informação e comunicação (TIC). 

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.