Elaboração do PDI 2023-2027 é iniciada; documento é o principal instrumento de planejamento e gestão da UFC

Em seminário realizado nesta quinta-feira (23), no auditório da Reitoria, foi iniciada oficialmente a etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da Universidade Federal do Ceará. O documento é considerado o principal instrumento de planejamento e gestão da Universidade. A fim de receber sugestões para a elaboração do plano, uma consulta pública está aberta até o dia 10 de julho, por meio de formulário eletrônico. Na sequência, toda a comunidade será convidada a participar de seminários de discussão sobre os programas.

Ao abrir o seminário, o reitor Cândido Albuquerque falou sobre a importância do PDI e salientou que o documento funciona “como uma bússola institucional da Universidade”, por conter as bases fundamentais e apontar os rumos da gestão universitária. Segundo o dirigente, o PDI foi essencial para que a UFC se adaptasse rapidamente ao cenário da pandemia de covid-19, fazendo os ajustes necessários ao enfrentamento da crise, sobretudo no que se refere à inclusão digital.

Imagem: Reitor em pé, falando ao microfone no auditório da Reitoria; ao fundo há uma tela com a projeção da marca do PDI (Foto: Viktor Braga/UFC)

“A bússola que usamos para fazer esse ajuste, que permitiu à UFC sair da pandemia maior do que entrou, foi o PDI”, disse o reitor. Ao ponderar que o planejamento não é útil apenas nos momentos de crise, ele citou ações e avanços da Universidade nos últimos anos, também orientados pelo PDI, como o crescimento no número de patentes da UFC ‒ que saltou de um para 30 em menos de três anos ‒ e a parceria com o Governo do Estado e o setor produtivo no projeto do hub de hidrogênio verde do Porto do Pecém. Por fim, o reitor reforçou a importância da contribuição de cada unidade e de cada membro da comunidade universitária na elaboração do Plano.

Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC

RESULTADOS ‒ A servidora Roberta Queirós, coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), apresentou uma síntese dos resultados do PDI atual, válido até o fim de 2022. Ela destacou alguns avanços nas condições de acompanhamento do Plano, entre eles os Painéis Estratégicos e a plataforma Nosso PDI, que, segundo Roberta, “permitiram maior agilidade, melhor governança dos dados e maior integração entre as informações e as unidades”. Na sequência, foi exibido um vídeo destacando as principais realizações da Universidade em diversas áreas, tudo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo atual PDI. Posteriormente, um outro vídeo apresentou a visão da sociedade sobre a UFC.

Imagem: A servidora Roberta Queirós, da PROPLAD, falando ao microfone, em pé, no auditório da Reitoria; no fundo há uma tela com a marca do PDI (Foto: Viktor Braga/UFC)

METODOLOGIA E CRONOGRAMA ‒ O processo que culminará no novo PDI é composto por três fases: preparação, elaboração e consolidação. A primeira fase foi concluída, e a segunda acaba de ser iniciada. Esta segunda fase é destinada à escuta pública da comunidade acadêmica, a fim de levantar propostas de estratégias a serem seguidas nos próximos cinco anos para se atingir a visão de futuro da UFC. Inicialmente é feita a revisão dos objetivos do Mapa Estratégico e a definição de programas (incluindo seus indicadores e metas). Em seguida, toda a comunidade acadêmica é convidada para discutir os programas (temáticas que trazem questões essenciais para o atingimento dos objetivos estratégicos), distribuídos em 11 seminários temáticos, os quais acontecem nos meses de agosto e setembro de 2022. Veja a agenda de seminários temáticos e o cronograma geral do PDI.

MARCA ‒ A coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, apresentou a marca do PDI 2023-2027, desenvolvida pelo designer Samuel Furtado, da UFC Informa. A marca, de acordo com a gestora, está antenada com as mudanças pelas quais o campo da comunicação passou nos últimos cinco anos e foi pautada “em uma linguagem de simplicidade e objetividade”, buscando “dizer mais, com menos” e remetendo à ideia de novos ciclos, novas perspectivas, renovação e evolução. Foram mostradas várias possibilidades de aplicação da marca, como em materiais gráficos e camisetas.

Imagens: A Profª Cláudia Buhamra falando ao microfone, em pé, no auditório da Reitoria; no fundo há uma tela com a marca do PDI (Foto: Viktor Braga/UFC)

PERSPECTIVAS ‒ Encerrando o seminário, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, apresentou a palestra “Visão geral e perspectivas frente à construção do PDI 2023-2027”. Ele frisou que “um planejamento estratégico não pode ser rígido, que fique apenas no papel”, devendo “ser adaptável de acordo com as situações”, mas sem perder o foco. “Não se trata de um documento de gestão; é um documento institucional [...] como um farol que orienta um navio”, pontuou.

O evento marcou ainda o lançamento do site do PDI, no qual podem ser encontradas informações gerais e notícias sobre o Plano.

Saiba mais na matéria da UFCTV:

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.