PET-Saúde: inscrições para seleção de alunos e professores tutores seguem até 30 de junho

A Universidade Federal do Ceará, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da Pró-Reitoria de Extensão (CDFAM/PREX), e a Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (COEPP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza ofertam 74 vagas para no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde: Gestão e Assistência 2022-2023, do Ministério da Saúde. Das vagas, 40 são destinadas a estudantes bolsistas e 24 a estudantes voluntários; e 10 a professores tutores. As inscrições começam segunda-feira (27) e prosseguem até o próximo dia 30.

Com relação aos estudantes, o edital de seleção, define que podem se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação de Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Psicologia da UFC. A inscrição será realizada por meio de formulário eletrônico

Imagem: O PET-Saúde desenvolve ações de educação pelo trabalho para a saúde visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES) (Foto: Viktor Braga)

Quanto à seleção de tutores podem se candidatar professores que estejam em pleno exercício da docência na graduação em saúde, ministrem disciplinas na graduação com enfoque no campo da Saúde Coletiva e na Atenção Primária à Saúde; comprovem experiência acadêmica de ensino, pesquisa e/ou extensão nos serviços de saúde envolvidos na proposta PET Saúde: Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS)- CDFAM Gilmário Mourão Teixeira e/ou Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSI), e atendam aos demais requisitos estabelecidos no item 2.2 do edital da seleção.

As inscrições dos candidatos a tutor serão realizadas no período especificado, presencialmente, na sala da coordenação do CDFAM/PREX/UFC bloco 3 (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra – Rua Pernambuco, 1674, Planalto Pici):

Dia 27/6 - 13h às 16h;
Dia 28/6 - 8h às 12h e 14h às 16h;
Dia 29/6 - 8h às 12h e 14h às 16h;
Dia 30/6 - 13h às 16h;
Dia 1º/7 - 8h às 12h e 14h às 16h.

SOBRE O PROGRAMA – O PET-Saúde: gestão e assistência é um programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS). Tem o objetivo de desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES).

Além do desenvolvimento de ações de gestão e de assistência em todos os níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles para qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas, o programa também trata da promoção de mudanças alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os cursos de graduação na área da saúde. A vigência das atividades do PET Saúde será do dia 1 de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023.

Mais informações sobre o programa e o processo seletivo na UFC estão disponíveis no site da CDFAM.

Fonte: Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da Pró-Reitoria de Extensão (CDFAM/PREX) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.