Prof. Edson Sampaio, da Matemática, é contemplado em seleção de jovens cientistas do Instituto Serrapilheira

O Prof. José Edson Sampaio, vinculado ao Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, figura entre os 10 novos pesquisadores contemplados em chamada pública de apoio a jovens cientistas do Instituto Serrapilheira. A seleção considerou 260 projetos e divulgou resultados nesta sexta-feira (24), no site da organização privada de fomento à ciência no Brasil. O docente foi o único agraciado no Brasil da área de Matemática.

Imagem: Foto do pesquisador Edson Sampaio, vestido em camisa azul marinho e vermelha, sobre fundo branco com azul. (Foto: Acervo pessoal)

José Edson Pereira é bacharel em Matemática pela UFC (2010), onde fez também mestrado (2012) e doutorado (2015) no Programa de Pós-Graduação em Matemática. Realizou entre 2018 e 2020 estágio pós-doutoral no Centro Basco de Matemática Aplicada (BCAM), em Bilbao, Espanha. Atualmente, é docente do Departamento de Matemática da UFC, líder do grupo de pesquisa Geometria e Topologia de Singularidades e dedica-se ao projeto de pesquisa "Geometria Lipschitz e Geometria Blow-Esférica de conjuntos analíticos", cujo objetivo principal é provar teoremas em multiplicidade e classificação de conjuntos analíticos, desenvolvendo uma nova ferramenta algébrica que supra as lacunas da Homologia do matemático francês Henri Poincaré e estudando particularmente a chamada Conjectura de Zariski, do estadunidense Oscar Zariski (para a qual sua ferramenta sugere soluções).

"O projeto selecionado é uma continuação do que eu já vinha fazendo no meu doutorado, com elementos novos que trouxe do meu pós-doc na Espanha. Pretendo desenvolver uma ferramenta de topologia algébrica que supra as lacunas de uma já existente em uma área paralela à minha [a Homologia do matemático francês Henri Poincaré]. Ela foi muito útil para o desenvolvimento da Matemática como um todo, inclusive em áreas fora dela. Tinha, porém, algumas falhas para estudos específicos, em especial o que eu faço", relatou à UFC Informa o contemplado.

Segundo o professor, um de seus focos é mensurar quanta energia se gasta para que ocorram deslocamentos entre um ponto e outro na superfície de um planeta estranho, cujas condições não necessariamente sejam análogas às terrestres. 'Para precisar esse comportamento métrico, a Homologia de Poincaré não era mais suficiente. O enfoque é desenvolver um análogo à Homologia, uma versão mais poderosa que possibilite resolver problemas fundamentais da minha área e de outras", adiantou o pesquisador, acrescentando que parte do projeto é mostrar que o novo recurso é inclusive aplicável em diferentes áreas da Matemática e até em ciências distintas, como a Física.

Sampaio definiu-se como "feliz e aliviado" com o resultado do edital, principalmente devido à difícil conjuntura orçamentária que o campo científico tem enfrentado. "Com os recursos destinados, vou poder ‘respirar’, chamar e visitar colaboradores, contratar pós-doutorandos. Acredito que, de alguma maneira, também vou ajudar na internacionalização do meu departamento que já tem bastante inserção internacional. Estou contente com isso e acreditando que vai ser possível rodar tudo", disse, compartilhando as expectativas. E uma delas é a de que, dando tudo certo, sua proposta também possa ser convertida em ferramenta computacional: "Uma das coisas que eu quero provar é que esse fenômeno possui complexidade finita, ou seja, pode ser traduzido em um algoritmo".

A 5ª Chamada Pública de Apoio à Ciência do Instituto Serrapilheira selecionou 10 pesquisadores, que receberão de R$ 389 a 700 mil, a serem distribuídos ao longo de três anos. Eles também terão acesso a recursos extras e opcionais – de 10% a 30% do valor recebido – para investirem exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. A banca de revisores foi de expertise internacional – com juízes de instituições como Imperial College of London (Inglaterra), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos) e Universidade de Pequim (China).

Além da UFC, tiveram pesquisadores na lista as universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Santa Catarina (UFSC), a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BA), o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (RN) e o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (SP).

Fonte: Prof. Edson Sampaio, do Departamento de Matemática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.