Biblioteca Universitária contrata acervo com mais de 12 mil livros digitais; lançamento será nesta sexta-feira (1º)

A Universidade Federal do Ceará, através da Biblioteca Universitária e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), finalizou o processo de contratação de uma biblioteca de livros digitais e lança na próxima sexta-feira (1º), às 16h, em solenidade remota pelo Google Meet, a plataforma Minha Biblioteca, que reúne um acervo de mais de 12 mil títulos digitais de natureza técnica, acadêmica e científica, das mais diversas áreas do conhecimento, publicados por 12 das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e 15 selos editoriais. O acervo será disponibilizado para alunos de graduação e pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos.

Os milhares de livros digitais foram divididos em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. Para acessar a plataforma Minha Biblioteca, o público da comunidade universitária mencionado deverá se cadastrar, através de formulário eletrônico. Após a solicitação, o interessado receberá um e-mail de confirmação, com o link e credenciais de acesso, em até dois dias úteis. Os usuários poderão realizar o download de até cinco obras e ter acesso off-line aos documentos ou realizar a impressão de até 15% de cada obra.

Imagens: A plataforma oferta mais 12 mil títulos de 12 das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e 15 selos editoriais (Imagem: Divulgação)

O diretor da Biblioteca Universitária, Felipe Ferreira da Silva, considera a aquisição “um marco inovador na oferta de conteúdos informacionais para o processo de ensino-aprendizagem”. Ele acrescenta que “a UFC vive um momento importante no tocante à atualização de seus Projetos Pedagógicos de Curso, em que há uma necessidade de atualização dos conteúdos programáticos das disciplinas, para atender a exigências do Ministério da Educação ou para atualização teórica das áreas, e a Minha Biblioteca permitirá que os nossos professores tenham mais uma importantíssima fonte de recursos disponíveis para atender a esse fim. A nova plataforma também vai contribuir nos processos de reconhecimento de cursos”.

ACESSIBILIDADE – Numa era em que a “tecnologia revolucionou nossos hábitos e a velocidade em que consumimos as informações”, Felipe Ferreira ressalta que essa “ação proporcionará benefícios em diversas áreas de nossa Universidade, desde o acesso imediato e simultâneo às obras, podendo realizá-lo ainda em sala de aula, pelo smartphone ou outros dispositivos móveis; redução significativa de custos com a compra de livros, para novos títulos ou para atualização das edições, até a acessibilidade de nossos usuários, já que estarão disponíveis recursos como controle de cor, tamanho da fonte, tipo de fonte e leitura em voz alta”.

Nos últimos dois anos, a UFC já vem apresentando experiência exitosa com a contratação de outras bibliotecas digitais, que, de acordo com o diretor da Biblioteca Universitária, ofertaram quantidades menores de títulos e serviram de experiência para o ingresso nessa contratação de maior porte. “O investimento foi de R$ 756.000,00, pelo contrato de um ano de acesso. O acervo tem um crescimento mensal, tanto na inclusão de novas obras, como na atualização de novas edições das já existentes”, informa Felipe Ferreira.

Fonte: Felipe Ferreira da Silva, diretor da Biblioteca Universitária – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.