Agência UFC: Composto contra câncer colorretal é desenvolvido com nanotecnologia; produto é a 30ª patente da Universidade

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará conseguiram desenvolver um composto inovador a partir do ácido betulínico que poderá vir a ser utilizado no tratamento do câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil. A inovação já recebeu o registro de patente, tornando-se a 30ª da UFC.

Nos testes in vitro (realizados fora do organismo vivo, com células ou tecidos), o ácido betulínico sempre despontou como um fármaco promissor na luta contra o câncer por possuir atividade antitumoral seletiva – ou seja, ataca prioritariamente as células cancerosas, afetando pouco as sadias. Apesar disso, os pesquisadores tinham dificuldade para realizar testes em seres vivos porque a substância é pouco solúvel em água, o que dificulta sua absorção pelo organismo.

Imagem: Quatro cápsulas do composto criado, dispostos em um recipiente circular sobre uma superfície plana (Foto: Divulgação)

Utilizando nanotecnologia, os pesquisadores da UFC conseguiram superar esse problema criando uma nanoemulsão estável, que pode ser dispersa na água. Com o composto, os pesquisadores desenvolveram sua aplicação em um supositório retal. A opção pelo supositório se deu por possibilitar a atuação do composto mais próximo do local do tumor.

Os pesquisadores alertam que, apesar de já terem obtido patente com a inovação, a substância ainda deve ser submetida aos testes pré-clínicos e clínicos (em humanos), que são os passos seguintes para que esse composto de ácido betulínico possa vir a ser usado como medicamento no combate ao câncer.

“Nossa expectativa é de que não haja reações adversas devido a sua seletividade antitumoral e pela liberação controlada in vitro comprovada em nossos testes”, explica a Profª Nágila Ricardo, orientadora da pesquisa que deu origem à patente.

O trabalho que permitiu o uso do ácido betulínico e a conquista da 30ª patente é o tema de mais uma reportagem da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica e tecnológica da Universidade. Na reportagem, você confere todos os detalhes da nova conquista da UFC.