UFC amplia número de bolsistas de produtividade do CNPq; professoras são nomeadas para comitês de assessoramento do Conselho

A Universidade Federal do Ceará conseguiu avançar na quantidade e na qualidade de seus pesquisadores. Em um balanço realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de 2018 a 2022, a quantidade de docentes com bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) no nível 1, mais alto nível do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), passou de 109 para 128.

Destaque para o salto qualitativo desses pesquisadores: neste período, o número de bolsistas 1A, o mais alto grau de excelência em pesquisa, passou de 14 para 16. Também houve crescimento nas demais categorias do nível 1: em 2018, 12 pesquisadores da UFC eram bolsistas de produtividade 1B, agora são 18. Já na categoria 1C, o número quase que dobrou, passando de 21 para 40.

ft 220630 cnpqatual gr

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, ressalta que esse avanço se deve principalmente a “competência, dedicação e idealismo dos docentes que fazem pesquisa e inovação na UFC, juntamente com os alunos que orientam na pós-graduação”.

Para ele, esse avanço revela a potência de pesquisa e inovação da Universidade. “Se estamos melhorando neste indicador, é porque a UFC está ficando mais forte em pesquisa. E pesquisa é o vetor central de desenvolvimento das universidades no século XXI. Novas descobertas, inovações e soluções para as demandas da sociedade começam com uma atividade de pesquisa sólida”, reforça.

Os dados foram coletados pela equipe da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG, sob coordenação da Profª Kalyne Leal, para uma análise dos resultados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022, que se encerra no fim do ano. “Sem dúvida, as conquistas acumulam-se na UFC pela busca permanente da excelência no ensino através de programas de pós-graduação consolidados, e investimentos também em programas de iniciação científica. Ressalta-se que a UFC, com recursos próprios, aumentou desde 2020 em 60% o número de bolsas de Iniciação Científica, e em 571% o número de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para graduandos”, revela.

A docente observa também que, de 2018 a 2021, a Universidade captou, por meio de editais da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) Institucionais, recursos no valor de R$ 13.926.949,54 para pesquisas. Atualmente, a UFC está com dois projetos institucionais aprovados em etapa preliminar dos editais da FINEP, um recomendado a depender da disponibilidade de recursos, e outro, habilitado. “Investimento no ensino e na pesquisa se traduzem no aumento do número de bolsistas de produtividade em pesquisa nível 1 na UFC que, por sua vez, fomenta a captação de recursos através, por exemplo, de editais FINEP institucionais”, afirma.

“A qualificação de bolsista de produtividade do CNPq pontua favoravelmente, tanto individual quanto institucionalmente, em chamadas públicas em que pesquisadores e instituições disputam recursos. Ou seja, bolsistas de produtividade de nível 1 atraem mais recursos para pesquisa o que, por sua vez, realimenta o processo com investimentos, gerando mais resultados e formando novos pesquisadores. Assim se forma um ciclo virtuoso e a UFC já está se beneficiando disso”, reforça o Prof. Rodrigo Porto.

Imagem: foto de uma jovem de máscara em um laboratório fazendo experimentos

COMITÊS DE ASSESSORAMENTOS – A Universidade Federal do Ceará também se destaca nos comitês de assessoramento do CNPq, setores que reúnem pesquisadores selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento com o objetivo de julgar propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.

As docentes Sueli Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Alimentos, Elzânia Sales Pereira, do Departamento de Zootecnia, Verônica Ximenes, do Departamento de Psicologia, e Mirian Cristina Gomes Costa, do Departamento de Ciências do Solo, foram recentemente escolhidas para integrar os Comitês de Assessoramento do CNPq com mandatos até junho de 2025.

Sueli Rodrigues vai compor o Comitê de Assessoramento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do CNPq. Ela é graduada, mestra e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha), é vice-diretora do Instituto Nacional de Frutos Tropicais e está entre os cientistas brasileiros mais influentes do mundo.

Elzânia Sales Pereira cursou graduação e mestrado em Zootecnia na Universidade Federal de Lavras e doutorado na mesma área na Universidade Federal de Viçosa. É professora associada da UFC, onde atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Ela integrará o Comitê de Assessoramento de Zootecnia do CNPq.

Verônica Ximenes é graduada em Psicologia pela UFC e doutora na mesma área pela Universidade de Barcelona. Concluiu pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; é coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia Comunitária. A docente integrará o Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq.

Mirian Cristina da Costa vai compor o Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq. Ela é graduada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e cursou mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou parte do doutorado na Universidade da Austrália Ocidental. É bolsista de produtividade do CNPq nível 2 e responsável pelo Laboratório de Manejo de Solo da UFC.

Fonte: Profª Kalyne Leal, coordenadora de pesquisa da PRPPG – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.