Equipe feminina de futsal da UFC se consagra pentacampeã invicta dos JUFs 2022; time masculino conquista tricampeonato

As seleções do desporto universitário da Universidade Federal do Ceará comemoram os excelentes resultados do futsal obtidos na última edição dos Jogos das Universidades Federais (JUFs) - Regional Nordeste. O torneio foi sediado, de 16 a 19 de junho, no Ginásio Poliesportivo das Cajazeiras, em Salvador (BA). Participou das competições uma delegação composta por 28 atletas representando a UFC, sendo 14 da equipe feminina e outros 14 da masculina, além da comissão técnica. Esse foi o primeiro evento presencial dos JUFs desde o início da pandemia de covid-19, quando foram canceladas as edições de 2020 e de 2021.

Nas finais do JUFs, o time feminino de futsal da UFC, que, no tempo normal, tinha empatado em 1 x 1 com a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), venceu as potiguares por 1 a 0 na prorrogação. Com esse placar, as cearenses alcançaram, invictas, o histórico pentacampeonato em todas as cinco edições realizadas dos JUFs até o momento, confirmando a total hegemonia do futsal feminino da UFC nessa competição.

Imagem: No primeiro evento presencial dos JUFs desde o início da pandemia, a equipe feminina de futsal da UFC se destacou como pentacampeã invicta (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na final masculina, os rapazes da UFC, tricampeões do torneio, derrotaram, nos pênaltis, o time da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por 2 a 1, após empate em 2 a 2 durante a fase regulamentar da partida. A partir desse feito, a equipe masculina da UFC está classificada para disputar em Brasília (DF), em setembro deste ano, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Segundo Clovandi Costa, treinador da equipe de futsal masculino da UFC, os atletas da Universidade têm se dedicado a três treinos por semana, jogos oficiais e amistosos durante os finais de semana, bem como trabalhos de preparação física. O treinador comenta que o desporto universitário tem foco nos estudos, na disciplina, na formação intelectual e no sentimento de vínculos com a Instituição. Os alunos participantes das seleções desportivas são oriundos de diversos cursos, como Administração, Pedagogia, Educação Física, Computação, Engenharia Civil, Contabilidade, Medicina e Fisioterapia.

“São muito duros os nossos treinos, que trazemos para a realidade de alto rendimento, com muita cobrança física e tática, tanto que os resultados estão aí. Acompanhamos para que os alunos treinem, durmam bem, se alimentem para poder render e, tanto os atletas do masculino como do feminino têm nos dado resposta”, declara o técnico.

A artilheira geral do torneio feminino dos JUFs, com 4 gols marcados, foi Marie Helene Otto, de 23 anos, aluna intercambista da Alemanha, que está há apenas três meses vivendo no Brasil. Desde abril, ela treina com a equipe de futsal da UFC nas posições de ala ou de pivô, após jogar na equipe de futebol de campo da cidade natal dela, Hannover. Fluente em espanhol e em português, Marie cursa Gerenciamento Global na Hochschule Bremen, e atualmente está no 5º semestre de Administração da UFC. “É um orgulho participar dessa equipe, e é uma experiência que nunca vou esquecer, especialmente as meninas, que não são apenas minhas companheiras, mas minhas amigas agora. Amo essa vibe da equipe, em que todas se ajudam, como uma família”, compartilha Marie.

Imagem: A UFC foi representada por 28 atletas, sendo 14 da equipe feminina, pentacapeã, e outros 14 da masculina, que conquistou o tri (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A segurança nas traves das pentacampeãs é garantida pela goleira Regina de Lima Costa, de 24 anos, aluna do 7º semestre do Bacharelado em Educação Física. Veterana, Regina participa há 4 anos do programa de desporto universitário e foi escalada no elenco de três das cinco campanhas vitoriosas do JUFs, em 2018, em Recife (PE) e também, no ano seguinte, em Fortaleza. “Para mim, sempre é prazeroso representar a Universidade e trazer mais um título para a gente. Além de toda a vivência do esporte, nos JUFs, o ponto alto é o encontro com outras universidades federais, conhecendo as instalações didáticas e esportivas”, afirma.

SAIBA MAIS – Além do futsal, o Núcleo de Futebol da UFC, vinculado à Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), mantém equipes masculinas e femininas de atletas universitários nas modalidades de futebol de campo, fut7 (antigo futebol society), beach soccer, futevôlei e futmesa.

Fonte: Coordenadoria de Atividades Desportivas da PRAE/UFC – fone: (85) 3366 7871 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.