Complexo Hospitalar da UFC promove ação gratuita de testagem para hepatites virais neste sábado (16)

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará realizará, no próximo sábado (16), das 8h às 13h, ação gratuita de testagem para hepatites virais, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza. O objetivo é diagnosticar possíveis casos de hepatites B e C, como parte da campanha Julho Amarelo, para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças.

Imagem: Teste rápido de hepatite

Durante a ação também serão realizadas atividades educativas em saúde, visando levar informações sobre transmissão e prevenção das hepatites. A iniciativa contará com médicos hepatologistas, enfermeiros, acadêmicos de Medicina, residentes multiprofissionais e demais representantes de ligas acadêmicas de diversas instituições de ensino superior do Ceará.

HEPATITES – Por ser uma doença assintomática e não aparecer nos exames de rotina feitos anualmente, a hepatite só é identificada em testes específicos. Tanto o teste rápido quanto a vacina para hepatite B estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

A hepatite B é uma doença transmitida, principalmente, por meio do sexo. Outra forma de transmissão importante é a de mãe para filho, no parto ou durante a gestação. Também pode ser transmitida pelo sangue, sendo essa também a principal forma de transmissão da hepatite C. Portanto, pessoas que realizaram transfusões de sangue antes de 1993 (ano em que esse vírus foi descoberto), foram submetidas a cirurgias, fizeram tatuagens, usaram drogas, realizaram hemodiálise, assim como profissionais de saúde e maiores de 40 anos são a população-alvo para a testagem dessas doenças.

Hepatite C é a primeira causa de transplante de fígado, por isso o ideal é que haja um diagnóstico precoce. Como o tratamento da hepatite C hoje é muito simples – um comprimido por dia durante três meses cura 100% dos pacientes –, o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Já a hepatite B é uma doença sem cura, mas para ela existe controle e tratamento, que impedem o aparecimento de cirrose e câncer de fígado.

Qualquer pessoa pode buscar o teste em postos de saúde de Fortaleza. Uma vez diagnosticado com hepatite, o paciente tem acesso ao atendimento ambulatorial no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), no Hospital São José, no Hospital Geral de Fortaleza, no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI-UNIFOR) e na Clínica Escola de Saúde da UNICHRISTUS. Todos têm ambulatórios com dispensação de medicamentos. Há atendimento também nas policlínicas de Juazeiro do Norte e Sobral.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – telefone: (85) 3366 8183; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.