Portaria da PROGRAD padroniza valores de cargas horárias mínimas por semestre

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará emitiu a Portaria nº 31/2022, que define o plano de ajustes dos valores das cargas horárias semestrais mínima, média e máxima dos currículos vigentes dos cursos de graduação da UFC. A implementação integral das novas regras ocorrerá no semestre 2023.1.

Imagem: professor de costas, em pé, de camisa rosa e calça preta, escrevendo em quadro branco, enquanto alunos assistem a aula sentado

Porém, ficou estabelecido que o semestre letivo 2022.2 será de transição e será padronizado para os cursos o valor de 12 créditos de carga horária mínima semestral na matrícula. Assim, aqueles que tenham carga horária inferior a esta quantidade serão adequados a essa regra temporária. Já os que atualmente estão acima de 12 créditos vão manter o valor já estipulado no PPC do curso. E para os alunos que necessitam de menos de 12 créditos para conclusão do curso, será possível realizar a matrícula com uma carga horária inferior. 

Além disso, será ofertada uma nova ferramenta no SIGAA que notificará estudantes e coordenadores de cursos de graduação quando discentes estiverem devendo créditos da matriz curricular, permitindo que sejam tomadas ações preventivas a fim de que concluam a carga horária dentro do tempo previsto.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.