Agosto Dourado: Maternidade-Escola realiza programação interna de estímulo à amamentação

Em comemoração ao Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, realiza, de 1º a 7 de agosto, uma programação interna voltada a profissionais, gestantes, lactantes e acompanhantes da maternidade.

Será uma semana de palestras, oficinas, cursos e atividades lúdicas que envolvem o estímulo à amamentação desde a atenção durante a gravidez, passando pelo parto, os primeiros meses de vida do bebê e os cuidados contínuos.

Imagem: desenho de uma mulher sentada amamentando um bebê

O Agosto Dourado foi instituído nacionalmente pela Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, reforçando a assistência às mulheres nesse processo e trazendo esclarecimentos sobre a importância do leite materno.

SAIBA MAIS – O leite humano é considerado "padrão ouro" na alimentação do bebê, possuindo mais de 200 substâncias, entre elas água, proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas e minerais. Além disso, existem os componentes bioativos, que dão suporte na transição entre o ambiente uterino e o mundo externo, promovendo o desenvolvimento da imunidade do bebê e reforçando-a. Além disso, a amamentação proporciona o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

O Banco de Leite Humano (BHL) da MEAC realiza trabalho de orientação às lactantes que necessitam de auxílio no manejo do aleitamento. Além disso, também recebe doações de leite materno. O acesso ao Banco de Leite ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, atendendo ainda pelo telefone: (85) 3366 8509, sem necessidade de agendamento.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.