Divulgada cartilha sobre evitar uso de comida como alívio de emoções negativas; pesquisa busca novos voluntários

A pesquisa “Adicção por alimentos e obesidade em pacientes deprimidos: prevalência, correlatos psicopatológicos e desregulação afetiva”, da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, elaborou e está divulgando material educativo gratuito a respeito do uso da comida para lidar com as emoções negativas. Para acessar a cartilha basta clicar no link vinculado ao site da biblioteca da UFC. O conteúdo apresentado não é exclusivo do público psiquiátrico. Pacientes de outros contextos de atendimento e o público em geral poderão utilizar a cartilha.

Imagem: A pesquisa estuda a relação entre descontrole alimentar e obesidade em pacientes deprimidos (Foto: Freepik)

O objetivo da pesquisa é estimar a proporção de obesidade e comportamentos de descontrole alimentar, como também avaliar outros aspectos de saúde mental. É financiada por meio do edital Pesquisa para o SUS-PPSUS da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e continua aceitando novos voluntários até o dia 30 de setembro deste ano. As pessoas interessadas em participar podem se cadastrar na lista de interessados por meio do formulário eletrônico disponível na Internet. 

O interessado deve ler cuidadosamente os esclarecimentos sobre a pesquisa que constam no formulário e responder às perguntas. A possibilidade de inclusão no estudo será confirmada durante avaliação no Serviço de Psiquiatria, quando o voluntário receberá todos os esclarecimentos necessários, podendo assinar ou não o Termo de Consentimento. Após responder a todos os questionários em única ocasião (com tempo estimado entre 60 a 90 minutos), há possibilidade de o voluntário obter agendamento de consulta psiquiátrica.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED e coordenador da pesquisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.