SISU na UFC: 124 suplentes são convocados e devem ativar a matrícula pelo SIGAA até 12/08

A Universidade Federal do Ceará convoca 124 candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022 a ocuparem vagas oriundas de desistências, matrículas não confirmadas e cancelamentos. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga.

O estudante convocado nesta terça-feira (9) precisará ativar sua matrícula, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em até três dias úteis contando a partir do dia seguinte à convocação. Ou seja, o período de ativação será de quarta (10) até sexta-feira (12).

Imagem: logomarca do SISU na UFC

Confira no site do SISU na UFC o passo a passo de como fazer o autocadastro no SIGAA e ativar a matrícula no sistema.

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva formação (bacharelado ou licenciatura), o turno e a modalidade de concorrência do candidato (ampla concorrência – AC ou tipo de cota).

A ativação deverá ser feita por todos os 124 candidatos convocados, independente da modalidade de concorrência, da situação da análise da documentação ou de estar aguardando procedimento de heteroidentificação presencial e/ou entrevista com comissão multiprofissional. O candidato que não ativar sua matrícula no prazo estabelecido estará sujeito à perda da vaga.

O semestre letivo terá início no dia 12 de agosto. Após a ativação da matrícula, o estudante já poderá acompanhar as aulas, mesmo que sua documentação ainda não tenha sido analisada ou esteja aguardando procedimento de heteroidentificação presencial e/ou entrevista com comissão multiprofissional. O estudante poderá obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas na coordenação de curso, caso o SIGAA ainda não esteja atualizado.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Os candidatos devem acompanhar a análise de seus documentos pelo Sistema de Matrícula Virtual, cujo resultado parcial será disponibilizado até o final do dia 12 de agosto. Os documentos indeferidos deverão ser regularizados nos dias 15 e 16 de agosto, também pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado final da análise será divulgado no dia 18 de agosto.

Vídeos de autodeclaração de candidatos negros pretos e negros pardos e documentos comprobatórios de deficiência serão analisados posteriormente. Não haverá reenvio pelo sistema desses arquivos. Se o vídeo não for validado, o candidato será convocado para heteroidentificaçao complementar presencial em datas a serem divulgadas no site do SISU na UFC. No caso de documentos comprobatórios da deficiência indeferidos, o candidato poderá regularizá-los no dia da entrevista obrigatória, cuja data também será informada no site do SISU na UFC.

Caso tenha algum documento deferido parcialmente, o candidato deverá enviar o documento definitivo que regularize a situação, até o fim do semestre letivo de ingresso, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado em 21 de março, inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM.

Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato. Cotista convocado em vaga de Ampla Concorrência não terá a documentação de cota analisada.

As Portarias nº 18/2012 e nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver mais candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras modalidades de concorrência (ampla concorrência e outras modalidades de cotas). As portarias informam também a ordem desse remanejamento.

Ou seja, nem sempre o candidato ocupa uma vaga na mesma modalidade de concorrência para a qual se inscreveu (a modalidade de concorrência da vaga ocupada constará no Resultado de Matrícula). Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da cota para a qual se inscreveu.

Mais detalhes podem ser consultados no site do SISU na UFC. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..