Pró-Reitoria de Extensão lança manual de parcerias externas para ações extensionistas

Projetos e ações extensionistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) contam agora com um guia didático, alinhado com as normas internas e a legislação federal, para orientar o estabelecimento de parcerias com entes públicos, organizações da sociedade civil e empresas privadas. Foi lançado hoje (16), às 17h, no Auditório da Reitoria, o Manual de Celebração de Parcerias Externas das Ações de Extensão, produto de uma ação estratégica e prioritária da Pró-Reitoria de Extensão, liderada pela Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica, com a participação da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD). A publicação conta com o selo da Imprensa Universitária.

Imagem: Foto mostrando mãos de mulher branca lendo o manual de parcerias da PREX em um tablet. (Imagem: Design/UFC Informa)

Disponível on-line, o Manual tem como finalidade orientar, de maneira objetiva e instrucional, a realização de parcerias para a promoção de ações de extensão, com ou sem contrapartida financeira (estas últimas geridas, preferencialmente, por intermédio das fundações de apoio à Universidade).

Os dirigentes dos projetos terão acesso, por meio da leitura e consulta ao material, a diretrizes validadas de captação de recursos, instrumentalização de processos, execução de projetos e prestação de contas. O produto informa a comunidade sobre o conjunto de instrumentos jurídicos no âmbito da extensão que permitem, com mais propriedade e segurança, a realização de procedimentos como acordos de cooperação técnica, protocolos de intenção, convênios, contratos e termos de patrocínio, dentre outros.

O documento é uma das metas prioritárias do Eixo de Extensão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC e se comunica com normas internas sobre ações extensionistas, a exemplo da Resolução nº 04/2014, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Também está alinhado com a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, conhecida como Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. A expectativa é de que a publicação recém-lançada socialize com a comunidade os fluxos mais eficientes para reduzir a burocracia, ampliar o conhecimento sobre as legislações da área, prover maior segurança e favorecer parcerias para o fortalecimento da extensão universitária.

O Manual pode ser acessado pela comunidade neste link.