Procurar no portal

MAUC recebe novas exposições e retoma versão compacta da mostra "Sempre Fomos Modernos"

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará abrirá, neste sábado (20), das 9h às 13h, três novas exposições temporárias e uma versão compacta de Sempre Fomos Modernos, que esteve em cartaz de maio a julho deste ano. As mostras são gratuitas, abertas a todos os públicos e seguem em cartaz até o dia 23 de setembro.

A exposição Sempre Fomos Modernos comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, os 60 anos de fundação do MAUC e os centenários de nascimento dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira. Unidos pelos fios conectores do movimento modernista, reconhecido na Semana de Arte Moderna de 1922, todos os artistas que integram a exposição apresentam obras que romperam com os padrões do tradicionalismo vigente em suas épocas. A versão completa da exposição foi vista por mais de duas mil pessoas e será reapresentada em versão compactada.

Imagem: fachada mauc

Já a mostra Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história, organizada pelo Memorial da UFC, lança destaque para cadeiras de diferentes períodos da Universidade, que apresentam vestígios das transformações ocorridas ao longo de mais de 67 anos de existência. Serão expostos 30 exemplares de cadeiras pertencentes à UFC e itens documentais do acervo fotográfico do Memorial que fazem referência à história do mobiliário dentro da Universidade.

A exibição Nicia Bormann – Um olhar sobre a paisagem apresenta um panorama sobre a atuação da arquiteta, urbanista, paisagista e artista visual Nicia Bormann. A mostra visa expor o interesse da artista pela paisagem como um eixo delineador da sua atuação e convidar os espectadores a descobrir sua trajetória e de outras realizadoras.

Por sua vez, a exposição Oicos aponta o foco para a produção coletiva do Grupo Criativo Oicos, em diversas técnicas e suportes, gerando inusitadas conjunções e combinações de ideias e criatividade. São cerca de 60 trabalhos elaborados coletivamente ou em parcerias, nas técnicas de escultura, cerâmica, ourivesaria, bordado, gravura, fotografia, desenho, aquarela e pintura.

Fonte: Museu de Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300