Procurar no portal

Seminário internacional promove debates sobre polifonia e o estudo do choro no ICA

A IV Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares - Música, Educação e Sociedade da Universidade Federal do Ceará e o VI Seminário Euro-Brasileiro de Choro realizam, em parceria, no dia 22 de agosto, a mesa-redonda “A polifonia do choro: linguagens e sotaques na Europa e no Ceará”. A programação acontece no Laboratório de Percussão/Sala da Orquestra do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

A mesa reúne pesquisadores e profissionais brasileiros e europeus em torno da pesquisa e divulgação do choro na Europa e no Brasil. Ao final dos debates, haverá uma roda de choro aberta a todos os músicos, pesquisadores e amantes do gênero musical.

Imagem: instrumentos musicais formando um círculo

Nos dias 23 e 24 de agosto, dando continuidade à programação da Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares - Música, Educação e Sociedade, promovida pelo Curso de Música do ICA-UFC, acontecem dois seminários com os temas “Vibrações das singularidades culturais da Escola do Choro” e “Conexões do choro entre Toulouse e Ceará”, sendo o primeiro seminário na modalidade presencial, na sala CS202 do ICA, e o segundo por meio de transmissão on-line. As atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

SAIBA MAIS – Em sua sexta edição, o Seminário Euro-Brasileiro de Choro acontece pela primeira vez em Fortaleza, em parceria com diversas instituições cearenses, entre elas o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC).

Além da mesa e da roda de choro que serão realizadas no ICA-UFC, o Seminário conta com vasta programação, entre os dias 14 e 26 de agosto, com oficinas práticas de choro, depoimentos, rodas e concerto de encerramento em diversos espaços da capital cearense: Instituto Federal do Ceará (IFCE), Café Passeio, Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar e Anfiteatro da Praia de Iracema.

Com realização da Cebramusik, do Clube de Choro de Paris e da Casa de Choro de Toulouse, o Seminário Euro-Brasileiro de Choro tem o objetivo de promover a prática instrumental em grupos (regional) e individual, conferências musicológicas, rodas e concertos. O evento traz intérpretes europeus para conhecer o repertório dos compositores brasileiros e em seguida poder divulgá-lo na Europa.

Confira a programação que acontece no ICA-UFC:

VI Seminário Euro-Brasileiro de Choro 2022 e IV Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares - Música, Educação e Sociedade da UFC

Dia 22 de agosto de 2022

A polifonia do choro: linguagens e sotaques na Europa e no Ceará

14h - Mesa-redonda

• Recepção e abertura

• Colonialidade e música

• História da música do Ceará

• O violão no choro

• Cartografia do choro em Fortaleza

Discussão

• Apresentação do Seminário Euro-Brasileiro do Choro

• Ouvido e memória: questões sobre a transmissão oral do choro na Europa

• Pesquisa sobre o choro

• Clubes do choro na Europa

• Perspectiva de uma estudante francesa em mobilidade acadêmica no ICA-UFC

Discussão

17h30min - Roda de choro

Aberta a todos os profissionais, pesquisadores e amantes do choro

Local: Sala HL103 - Laboratório de Percussão/Sala da Orquestra - ICA-UFC

IV Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares - Música, Educação e Sociedade da UFC

Dia 23 de agosto de 2022

10h às 12h - Vibrações das singularidades culturais da Escola do Choro

Local: Sala CS202 - ICA-UFC

Dia 24 de agosto de 2022

8h às 10h - Conexões do choro entre Toulouse e Ceará

Local: Transmissão pelo Youtube do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC 

Fonte: Instituto de Cultura e Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300