UFC apresenta relatório sobre impacto da pandemia na violência doméstica e familiar

A Universidade Federal do Ceará, em conjunto com o Instituto Maria da Penha (IMP), realiza, às 9h desta quarta-feira (24), o lançamento do relatório “Entendendo os impactos da COVID-19 na violência doméstica no Brasil”, projeto que tem o objetivo de avaliar o impacto causado pela pandemia na violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças.

O lançamento, a ser realizado em Brasília, será transmitido on-line, por meio do canal no YouTube do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), apoiador do evento.

Imagem: Cartaz de divulgação do lançamento do relatório

Realizado no âmbito do Colégio de Estudos Avançados (CEA/EIDEIA) e do Centro de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC, o estudo será apresentado como parte da 4ª Onda da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDF Mulher), que teve início em 2016, em uma parceria da UFC com o IMP.

O relatório é resultado de estudo financiado pelo Sexual Violence Research Initiative (SVRI), feito em parceria com as seguintes instituições nacionais e internacionais: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual do Ceará, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Universidade de Gotemburgo (Suécia) e Universidade de Warwick (Inglaterra).

A pesquisa considera marcadores sociais, econômicos, psicológicos e de saúde pública, como educação, renda, saúde mental, composição familiar, classe e desigualdade de gênero. Entre os resultados, constata-se que a violência emocional ou psicológica foi a que mais aumentou no Brasil no período da pandemia: de 12,55% de mulheres que sofreram esse tipo de violência em 2019, o número subiu para 16,16% em 2020 e para 16,55% em 2022.

Considerando a violência física, percebe-se aumento seguido de queda: de 5,49%, em 2019, para 5,73%, em 2020, início do período pandêmico, enquanto em 2021, houve diminuição para 4,64%. Os números, porém, dependem da cidade. São Paulo, por exemplo, registra crescimento considerando os três anos: de 3,92%, em 2019, para 6,94%, em 2020, e 8,22% em 2021.

Além de transmissão pelo YouTube, os resultados completos serão divulgados também no lançamento do relatório, de forma presencial, no Auditório Promotor de Justiça Andrelino Bento Santos Filho, do MPFDT.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA/EIDEIA) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.