Procurar no portal

UFC sedia abertura do XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético com mesa-redonda sobre transição energética

A Universidade Federal do Ceará sediou a abertura do XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. O evento é realizado em formato híbrido (presencial e on-line) e promovido pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). O objetivo é ampliar a interação de estudantes, pesquisadores e profissionais da área, de modo a consolidar o planejamento energético do País e construir consensos nesse período de transição energética.

Imagem: banner de divulgação XIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

As atividades foram iniciadas com uma mesa-redonda presencial justamente sobre transição energética. Nela, foi apresentada palestra de pesquisadora do Departamento de Geografia da UFC sobre impactos sociais de projetos de energias renováveis. A exposição questionou o “mito da paisagem vazia” e defendeu a necessidade de introduzir conceitos das ciências sociais no debate da transição energética.

As atividades do SBPE prosseguem até sexta-feira (26) abordando temas como “pobreza energética”, “energia e transporte” e “eficiência energética”, além de homenagear o Prof. Luiz Pinguelli Rosa, que foi um dos maiores especialistas do País, recentemente falecido.

A solenidade de abertura contou com participação do presidente da SBPE; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, representando o reitor da Universidade; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética ; do coordenador da Diretoria de Energia e Telecomunicações do Governo do Estado e de consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300