UFC prestigia assinatura de memorando entre Estado e as empresas Mitsui & Co. e ABB; investimentos fomentarão novo hub

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi uma das instituições convidadas para a solenidade de assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo do Estado do Ceará e as empresas multinacionais Mitsui & Co. (da área de gás e energia) e ABB Automação (da área de tecnologia industrial). A cerimônia híbrida ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), no Palácio da Abolição, e contou com representantes do executivo estadual, de universidades cearenses, de entidades de classe e das empresas investidoras.

Imagem: Foto mostra usina de hidrogênio verde com aerogeradores ao fundo. (Foto: Divulgação)

A solenidade deu sequência a uma série de acordos público-privados que vêm sendo firmados desde o início de 2021, com o objetivo de captar tecnologias e investimentos para dar suporte à implantação de diversos projetos de geração de energias renováveis em escala industrial, tais como um hub de produção e distribuição de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e um parque de energia eólica off-shore (dentro do mar) ao longo de alguns municípios do litoral oeste.

Uma das protagonistas do âmbito acadêmico dos empreendimentos, a UFC une-se a outras universidades com o intuito de fornecer a expertise teórico-científica de seus pesquisadores para discutir as matrizes energéticas, transferir tecnologia e atuar no planejamento das usinas e parques.

Presente desde a concepção do projeto de descarbonização e transição energética do Ceará, a Instituição fez-se representar em visitas de prospecção no exterior e eventos como FIEC SUMMIT 2022 – Hidrogênio Verde, Seminário Internacional de Hidrogênio Verde no Ceará e Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26).

SOBRE O HIDROGÊNIO VERDE – Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde tem se mostrado uma alternativa eficaz às matrizes de energia fóssil, uma vez que é obtido por meio de fontes de energia limpa, como a solar, a hidrelétrica e a eólica. A ideia é que o produto possa ser utilizado nos setores de transporte, químico, de refino de petróleo e de produção de fertilizantes. Pela localização geográfica privilegiada e por ser rico nessas energias renováveis, a expectativa é de que o Ceará seja uma liderança na adoção e produção do combustível, dando exemplo de sustentabilidade e articulação intersetorial para o restante do País.