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SISU na UFC: mais 11 suplentes são convocados e devem ativar a matrícula pelo SIGAA de 5 a 8 de setembro

A Universidade Federal do Ceará convoca 11 candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022 a ocuparem vagas oriundas de desistências, matrículas não confirmadas e cancelamentos. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga.

O estudante convocado nesta sexta-feira (2) precisará ativar sua matrícula, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), em até três dias úteis contando a partir do dia seguinte à convocação. Ou seja, o período de ativação será de segunda (5) até quinta-feira (8).

Imagem: logomarca do SISU na UFC

Confira no site do SISU na UFC o passo a passo de como fazer o autocadastro no SIGAA e ativar a matrícula no sistema.

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva formação (bacharelado ou licenciatura), o turno e a modalidade de concorrência do candidato (ampla concorrência – AC ou tipo de cota).

A ativação deverá ser feita por todos os 11 candidatos convocados, independentemente da modalidade de concorrência, da situação da análise da documentação ou de estar aguardando procedimento de heteroidentificação presencial e/ou entrevista com comissão multiprofissional. O candidato que não ativar sua matrícula no prazo estabelecido estará sujeito à perda da vaga.

AULAS – O semestre letivo teve início no dia 12 de agosto. Após a ativação da matrícula, o estudante já poderá acompanhar as aulas, mesmo que sua documentação ainda não tenha sido analisada ou esteja aguardando procedimento de heteroidentificação presencial e/ou entrevista com comissão multiprofissional.

Ingressantes são matriculados pela Pró-Reitoria de Graduação em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso, não sendo necessário nenhum procedimento adicional por parte do estudante. Porém, o enturmamento em disciplinas não é imediato. Até que essas informações estejam disponíveis ao estudante no SIGAA, as coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar sobre horários e locais de disciplinas.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Os candidatos devem, obrigatoriamente, acompanhar pelo Sistema de Matrícula Virtual a análise dos documentos que foram enviados, no mês de março, na inscrição em Banco de Suplentes. O resultado parcial referente à documentação básica e socioeconômica será disponibilizado até o final de terça-feira (6).

Caso tenha algum documento indeferido, o candidato deverá enviar documento para regularização de 7 a 8 de setembro, também pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado final da análise estará disponível na página de acompanhamento do candidato do Sistema de Matrícula Virtual no dia 9 de setembro.

Caso tenha algum documento deferido parcialmente, o candidato deverá enviar o documento definitivo que regularize a situação, até o fim do semestre letivo de ingresso, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado em 21 de março, inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM.

Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato. Cotista convocado em vaga de Ampla Concorrência não terá a documentação de cota analisada.

As Portarias nº 18/2012 e nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver mais candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras modalidades de concorrência (ampla concorrência e outras modalidades de cotas). As portarias informam também a ordem desse remanejamento.

Ou seja, nem sempre o candidato ocupa uma vaga na mesma modalidade de concorrência para a qual se inscreveu (a modalidade de concorrência da vaga ocupada constará no Resultado de Matrícula). Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da cota para a qual se inscreveu.

Mais detalhes podem ser consultados no site do SISU na UFC. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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