PAAP lança 20 cursos gratuitos sobre didática e metodologias de ensino e aprendizagem; pré-inscrição vai até sexta-feira (9)

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará vai realizar, neste segundo semestre de 2022, uma série de cursos sobre metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras, voltados para professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFC. Trata-se do Plano de Formação Continuada, cuja programação ocorrerá até dezembro.

Imagem: PAAP lança o Plano de Formação Continuada para o semestre 2022.2 (Imagem: Design/UFC Informa)

Para organizar a programação de cursos e a quantidade de vagas a ser ofertada, o PAAP lançou um formulário eletrônico objetivando levantar o interesse do público sobre as formações previstas. Os interessados devem responder à consulta on-line e garantir a pré-inscrição até a próxima sexta-feira (9).

Após essa etapa, o PAAP entrará em contato com os interessados para fornecer as instruções de inscrição e as informações detalhadas sobre os cursos. Todos são gratuitos.

Confira as opções de curso do Plano de Formação Continuada:

Criação de videoaulas para uso educacional (40h)
Didática do Ensino Superior: desafios e perspectivas (40h)
Descomplicando a Programação (40h)
Design Instrucional: Recursos para o SIGAA (40h)
Criação de Videoaulas para o uso educacional (40h)
Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científica (40h)
Gamificação no Ensino Superior (40h)
Gestão Acadêmica para Coordenadores de Curso (40h)
Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior: estudo de caso (40h)
Estatística Descritiva na Educação (40h)
Noções Básicas de Metodologias Ativas na Educação (30h)
Introdução ao LaTeX e Metodologias de Produção de Documentos (20h)
Inovações Pedagógicas para a formação docente (20h)
Inteligência Emocional e Afetividade no Ensino Superior (20h)
Minicurso Educometria como suporte à prática docente (8h)
Minicurso Descomplicando o Lattes (4h)
Minicurso O SIGAA como recurso tecnológico de interação acadêmica (4h)
Minicurso Excel: planilhas e bancos de dados (4h)
Minicurso Conhecendo o Letramento Acadêmico: resumo científico, fichamento, resenha e artigo (4h)
Minicurso Apresentando Single Board Computers e Tecnologias Open Source (4h).

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico – fone: (85) 3366 9218