Complexo Hospitalar da UFC recebe visita técnica de comissão da EBSERH

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará recebeu a visita técnica de uma comissão da administração central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A comitiva, liderada pelo vice-presidente da instituição, foi recepcionada pelo vice-reitor no exercício da Reitoria e pelo superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, na manhã desta quinta-feira (15). 

De acordo com o vice-presidente da EBSERH, a visita tem "duas mãos": de um lado, trazer informações sobre procedimentos, atualizações e inovações que a EBSERH orienta àsua rede de 41 hospitais universitários de todo o País. Também pretende compreender demandas próprias do Complexo Hospitalar da UFC e apresentar propostas de soluções por parte da administração central.

Imagem: Fachada do HUWC

Por outro lado, a EBSERH quer aprender com a experiência do Complexo Hospitalar da UFC, especialmente na área de indicadores médicos e de gestão, considerados como alto padrão pela empresa. Ainda segundo o vice-presidente da instituição, a equipe técnica da EBSERH deverá se encontrar com especialistas do Complexo Hospitalar para entender dados e modelos de gestão que possam funcionar como benchmark para outras unidades hospitalares. 

Durante o encontro, o vice-reitor destacou o vínculo que a Universidade mantém com a EBSERH e a percepção sobre a necessidade de reforçar a relação. Para ele, o trabalho da empresa é vital para o bom andamento acadêmico dos cursos da área de saúde.

Ainda no encontro, os gestores conversaram sobre temas como a participação de docentes nos serviços acadêmicos dos hospitais e a possibilidade de outros setores da Universidade, além dos da área de saúde, atuarem em atividades do complexo hospitalar, por meio de parcerias e estágios não obrigatórios, por exemplo.

Na sequência, a comitiva seguiu para um encontro com representantes de todas as unidades do Complexo Hospitalar e visita às instalações do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, onde, durante dois dias serão realizadas reuniões temáticas. Entre as pautas, estão o Sistema de Monitoramento de Indicadores SISMIND, a Ferramenta de Apresentação de Painéis de Inteligência em Saúde FAPIS, sustentabilidade, orçamento, qualidade, obras e infraestrutura, ensino e pesquisa.

Fonte: Gabinete do Vice-Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.