UFC promove Clube de Libras, palestras e mesa-redonda sobre Setembro Surdo

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará divulga a programação do Setembro Surdo para toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Com o tema “A importância da cultura surda e da difusão da Libras para a sociedade”, o evento destaca as conquistas da comunidade surda e os desafios atuais para a inclusão, em referência ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e ao Dia Internacional do Surdo e do Profissional Tradutor (30 de setembro).

Imagem: A programação do Setembro Surdo é aberta à comunidade acadêmica e à sociedade em geral (Foto: Viktor Braga/UFC)

Durante todo o mês, estão abertas as inscrições para duas turmas do Clube de Libras da UFC, com o objetivo de difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para iniciantes e proporcionar conversação básica no idioma. No site do projeto de extensão, interessados podem conferir o andamento das atividades e o cronograma de encontros presenciais ou remotos em diferentes locais e horários. As inscrições são gratuitas até o total preenchimento das vagas previstas.

Na quarta-feira (21), pela manhã, haverá panfletagem alusiva ao Setembro Surdo no Campus do Benfica. Na quinta-feira (22), às 9h30min, a Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira (Rua Moreira de Sousa, 327, Parquelândia) receberá as palestras “Assertividade e confiança: os caminhos da comunidade surda na conquista de seus espaços” e “As vantagens e desvantagens das mídias sociais para a comunidade surda”.

Na sexta-feira (23), às 9h30min, também na EEEP Joaquim Nogueira, ocorrerão as palestras “Minha história da EJN à docência na UFC: caminhos representativos da comunidade surda” e “Como aproveitar ao máximo a experiência de cursar o nível superior”.

A programação se encerra na sexta-feira (30), a partir das 8h30min, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades da UFC (Avenida da Universidade, 2762, Benfica), com a mesa-redonda “Conscientização do Setembro Surdo”. Interessados podem se inscrever para o encerramento do evento por meio de formulário eletrônico

SAIBA MAIS – O Setembro Surdo na UFC é organizado pela PREX em parceria com o Clube de Libras da UFC, o Núcleo Rondon na UFC e os projetos Georreferenciamento dos Surdos no Ceará (GeoSurdosCE) e Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda (CENOPS UFC).