Inscrições prorrogadas até 21/10: PIBID e Residência Pedagógica lançam editais de seleção de estudantes com mais de 500 vagas

Foram prorrogadas, até 21 de outubro, via Internet, a estudantes de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, seleções para os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica. Aditivos aos Editais, publicados em 3 de outubro, prorrogaram os prazos de inscrição e alteraram as demais datas dos cronogramas de ambas as seleções. São ofertadas mais de 500 vagas, entre remuneradas e voluntárias, divididas entre os dois programas.

Os programas visam à formação de professores para a educação básica. Ambos são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas, sendo a Residência Pedagógica voltada a estudantes que já estão na segunda metade do curso.

Imagem: docente em sala de aula

Tanto no PIBID quanto na Residência Pedagógica os bolsistas desenvolvem atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Deste modo, o estudante tem uma experiência de imersão na educação básica e no exercício da docência, aperfeiçoando sua formação prática.

PIBID – São ofertadas 240 vagas para bolsistas remunerados e 41 para voluntários, de acordo com o quadro de vagas informado no Edital nº 18/2022. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados que tenham integralizado, no máximo, 60% da carga horária. Os aprovados se comprometem a dedicar 32 horas mensais ao projeto.

O edital informa os demais pré-requisitos, documentos e procedimentos necessários à inscrição on-line, bem como detalha as atividades dos bolsistas. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 26 de outubro.

RESIDÊNCIA – Para a Residência Pedagógica, a oferta é de 225 vagas remuneradas e 32 voluntárias, conforme disposto no quadro de vagas do Edital nº 19/2022 (alterado pelo primeiro aditivo ao Edital, publicado em 29 de setembro). É preciso ter cursado, no mínimo, 50% do curso ou estar matriculado a partir do 5º semestre. Os selecionados se comprometem a disponibilizar 10 horas semanais às atividades da Residência.

Outras informações importantes podem ser consultadas no edital que rege a seleção, como demais pré-requisitos, detalhamento das atividades, documentação necessária e procedimentos para inscrição. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 26 de outubro.

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.