Prefeitura de Gestão Ambiental apresenta Projeto de Coleta Seletiva Cidadã no Campus do Benfica

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) da Universidade Federal do Ceará deu seguimento, nesta semana, ao Projeto de Coletiva Cidadã com a instalação de 22 coletores de materiais recicláveis no Campus do Benfica, em Fortaleza. Na tarde desta sexta-feira (30), representantes da PEGA apresentaram o projeto a servidores técnico-administrativos e terceirizados lotados nas áreas que compreendem o campus.

A partir da premissa de que “nem tudo é lixo”, foi explicitada aos presentes a diferença entre resíduos recicláveis (aqueles que podem ser reciclados ou reutilizados) e rejeito (materiais que não podem ser reciclados). A ideia do projeto é que os coletores azuis instalados no campus sejam destinados exclusivamente aos resíduos recicláveis.

Imagem: contêiiner azul para resíduos recicláveis

O material armazenado nesses recipientes será periodicamente recolhido por associações de catadores cadastradas no programa. Cada pessoa ou setor deve ser responsável pelo resíduo produzido e seu descarte correto. No site da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental há um Guia de Boas Práticas de Coleta Seletiva com especificações de quais materiais são reciclados.

Nessa etapa, 11 áreas receberam contêineres destinados à coleta seletiva: Reitoria; Anexos da Reitoria; Pró-Reitoria de Extensão (PREX); pátio externo do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD); áreas 1 e 2 do Centro de Humanidades; Faculdade de Educação (FACED); prédios antigo e novo da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); Restaurante Universitário e Faculdade de Direito.

SAIBA MAIS – A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental deu início à instalação dos novos coletores no mês de maio, com a alocação de cerca de 30 contêineres no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. A expectativa é que, nas próximas semanas, sejam instalados coletores no Porangabuçu e nas unidades acadêmicas na Capital e no Interior.

Com capacidade para mil litros, os reservatórios possuem cor azul e podem receber materiais como papel, plástico, metal, papelão, garrafas de vidro e eletroeletrônicos não pertencentes ao patrimônio.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.