Procurar no portal

Com apoio institucional da UFC, 32º Cine Ceará terá início na sexta-feira (7); confira a programação

Terá início na sexta-feira (7) a 32ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, evento com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará. A maior parte das exibições dos filmes acontecerá até 13 de outubro, no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza, e o festival terá ainda atividades de formação no período de 20 a 22 de outubro, na praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), também na capital cearense. São mais de 50 filmes distribuídos em mostras competitivas, paralelas e exibições especiais, além de debates, homenagens e masterclasses. O acesso à toda a programação é gratuito.

Imagem: still do filme A Filha do Palhaço

A abertura oficial do 32º Cine Ceará será no dia 7, às 19h, no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, a atriz Camila Pitanga será homenageada pelo festival e receberá o Troféu Eusélio Oliveira. A noite de abertura contará também com apresentação especial da Camerata de Cordas da UFC, com um repertório de trilhas musicais de filmes inesquecíveis que marcaram época. Na tela do cinema, será exibido o curta Se Liga ou Se Choque, realizado por alunos que participaram do Projeto Compartilha Animação, promovido pela empresa Enel. Em seguida, terá início a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, com a projeção de um dos oito filmes selecionados, A Filha do Palhaço, do diretor cearense Pedro Diógenes. 

Além de Camila Pitanga, o Cine Ceará homenageará nesta edição a atriz e produtora Teta Maia, no dia 12, e o músico Ednardo, no dia 13, durante a solenidade de encerramento. 

OS FILMES QUE COMPETEM NESTA EDIÇÃO ‒ Oito produções estão na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, que ocorrerá no Cineteatro São Luiz de 7 a 12 de outubro, com início às 19h na abertura, e às 18h30min nos dias seguintes; nos três últimos dias, a programação da noite se inicia com a exibição de curtas da Competitiva Brasileira. Estes são os oito filmes da mostra com as datas de exibição: Dia 7 - A Filha do Palhaço (Pedro Diógenes. Ficção. 104’. Brasil. 2022); Dia 8 - Vicenta B. (Carlos Lechuga. Ficção. 77’. Cuba-França-EUA-Colômbia-Noruega. 2022) e Lo Invisible / O Invisível (Javier Andrade. Ficção. 85’. Equador-França. 2021); Dia 9 - Las Cercanas / Inseparáveis (María Álvarez. Documentário. 81’. Argentina. 2021) e O Acidente (Bruno Carboni. Ficção. 95’. Brasil. 2021); Dia 10 - Niños de Las Brisas / Meninos de Las Brisas (Marianela Maldonado. Documentário. 84’. Venezuela-Reino Unido-França. 2021); Dia 11 - Green Grass (Ignacio Ruiz. Ficção. 100’. Chile-Japão. 2022); Dia 12 - La Piedad / A Piedade (Eduardo Casanova. Ficção. 80’. Espanha-Argentina. 2022). A classificação indicativa de cada sessão pode ser consultada no site do festival.

Para as sessões das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem, que acontecerão no Cineteatro São Luiz, os ingressos gratuitos serão disponibilizados pelo equipamento na plataforma Sympla a partir das 12h do dia que antecede cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.

Na manhã seguinte a cada exibição da Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, haverá debates com os realizadores. Será sempre às 10h, no auditório do Hotel Sonata de Iracema, com acesso aberto ao público.

Imagem: still do filme Alexandrina – Um Relâmpago

Com 10 filmes de sete estados, a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem acontecerá nos dias 10, 11 e 12 no Cineteatro São Luiz, em sessões a partir das 18h30min. Além da competição oficial, os curtas-metragens desta mostra concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas. O júri escolhe o melhor filme em competição, que recebe o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil.

São estes os curtas-metragens desta mostra com as datas de exibição: Dia 10 – Camaco (Breno Alvarenga. Documentário. 14’. Minas Gerais. 2022), Filhos da Noite (Henrique Arruda. Documentário. 15’. Pernambuco. 2022) e Elusão (Taís Augusto. Ficção. 22’. Ceará. 2022); Dia 11 - Contragolpe (Victor Uchôa. Documentário. 16’. Bahia. 2022), Cemitério de Flores (Rafael Toledo. Suspense/terror. 19’. Minas Gerais. 2022) e Infantaria (Laís Santos Araújo. Ficção. 24’. Alagoas. 2022); Dia 12 - Alexandrina – Um Relâmpago (Keila Sankofa. Documentário. 11’. Amazonas. 2022), Celeste (Sobre Nós) (Natália Araújo. Ficção. 19’. Pernambuco. 2022), Último Domingo (Joana Claude e Renan Barbosa Brandão. Ficção. 17’. Rio de Janeiro. 2022) e Big Bang (Carlos Segundo. Drama. 13’. Minas Gerais. 2022).

Na manhã seguinte às exibições da Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, haverá debates com os realizadores, às 9h, no auditório do Hotel Sonata de Iracema.

Quatro longas-metragens e 10 curtas estão na Mostra Olhar do Ceará, que acontecerá no Cinema do Dragão, de 7 a 12 de outubro, sempre às 14h. Nos quatro primeiros dias serão exibidos os longas, sendo um por dia, e, nos dias 11 e 12, os curtas. Após as exibições, os realizadores vão participar de debate no local. Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria física do equipamento a partir das 13h, ou seja, uma hora antes do início das sessões. 

Os longas da Mostra Olhar do Ceará são: Dia 7 - A Colônia (Virgínia Pinho e Mozart Freire. Documentário. 73’. Ceará. 2022); Dia 8 - Todo Mundo Já Foi Para Marte (Telmo Carvalho. Animação. 72’. Ceará. 2022); Dia 9 - Escuridão na Terra da Luz (Popy Ribeiro. Documentário. 96’. Ceará. 2022); Dia 10 - Afeminadas (Wesley Gondim. Documentário. 95’. Ceará. 2022. 10 anos).  

Imagem: still do filme Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor

No dia 11 serão exibidos os seguintes curtas: A margem de um rio que correm meus ancestrais (Iago Barreto Soares. Documentário. 13’. Ceará. 2021), Aluá (Felipe Camilo. Documentário. 15’. Ceará 2021), Aquele que veio do oeste (Wesjley Maria. Ficção. 19’. Ceará. 2021), Ópera Sem Ingresso (Andreia Pires. Musical. 24’. Ceará. 2022), Rosa Negra (Sabina Colares e Marieta Rios. Documentário. 23’. Ceará. 2022) e Mulheres Árvore (Wara. Experimental. 17’. Ceará. 2022). No dia 12, serão exibidos: Bege Euforia (Anália Alencar. Ficção/experimental. 20’. Ceará. 2022), Fio de Ariadne (Mozart Freire e Ton Martins. Ficção. 16’. Ceará. 2021), Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor (Liv Costa e Sunny Maia. Ficção. 11’. Ceará. 2021) e Pedro (Leo Silva. Ficção. 11’. Ceará. 2022). 

Oito dos 10 curtas da Mostra Olhar do Ceará serão também exibidos na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, de 12 a 20 de outubro.

MOSTRAS SOCIAIS ‒ Tradicionalmente, o Cine Ceará realiza Mostras Sociais como forma de democratizar o acesso à cultura a uma parcela da população. Na Mostra Melhor Idade, no dia 10, às 9h, no Cinema do Dragão, será exibido o filme Benzinho, coprodução Brasil-Uruguai-Alemanha, com direção de Gustavo Pizzi. No dia 11, também às 9h no Cinema do Dragão, será exibido o documentário cearense Currais, com direção de Sabina Colares e David Aguiar, na Mostra Acessibilidade. A Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, voltada para as crianças, será no dia 12, no Cineteatro São Luiz, com sessões às 9h30min e às 14h30min, de uma adaptação cinematográfica do clássico da literatura infantil de autoria de Maria Clara Machado: Pluft, o fantasminha, dirigida por Rosane Svartman. 

MOSTRAS PARALELAS ‒ Além das mostras oficiais do Cine Ceará, o festival conta anualmente com mostras paralelas realizadas com instituições parceiras: a Mostra Itinerante BNB, o Projeto Compartilha Animação, a Mostra de Filmes Coração de Estudante e o Cine Social. Os detalhes dessa programação podem ser consultados no site do festival.

ENCERRAMENTO ‒ Nesta edição, o Cine Ceará promoverá na noite de encerramento, no dia 13 de outubro, a exibição especial de Saravá, meu avô, documentário longa-metragem que marca a estreia de Gabriela Oliveira como diretora, e isso acontece ao lado do pai, Eusélio G. Oliveira (Xuxu). Juntos, revisitam a biografia de um dos mais relevantes nomes da história da cultura cearense, o cineasta Eusélio Oliveira, fundador da Casa Amarela que leva o seu nome, equipamento cultural da Secretaria de Cultura da UFC. Será no Cineteatro São Luiz, após a solenidade de premiação, que terá início às 19h. Os ingressos gratuitos serão disponibilizados pelo equipamento na plataforma Sympla a partir das 12h do dia que antecede a sessão. 

Imagem: still do filme Saravá, meu avô

MASTERCLASSES ‒ Depois da temporada de exibições, que termina no dia 13, o Cine Ceará promoverá, nos dias 20, 21 e 22, na Praça do MIS-CE, sempre às 17h30min, três masterclasses relacionadas ao cinema e ao audiovisual. No dia 20 será sobre Direção de Fotografia. No dia 21, será ministrada masterclass sobre Sonorização e Mixagem. Encerrando a edição, no dia 22, outra masterclass discorrerá sobre Produção Executiva. Para as masterclasses, há um formulário de inscrição no site do Cine Ceará.

Todas as informações sobre o Cine Ceará podem ser obtidas pelo site do festival, nos perfis do evento no Instagram (@cineceara) e no Facebook (Festival Cine Ceará) ou, ainda, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3252 5401

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300