UFC inicia elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023-2027

A Universidade Federal do Ceará deu início, nesta terça-feira (4), à etapa de elaboração do novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), para o período de 2023-2027. Promovido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, o processo será realizado, no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, até quinta-feira (6).

Imagem: mão em cima de papel

O PDTIC é voltado ao desenvolvimento de metas e planos de atividades relacionados às atividades da Tecnologia de Informação e Comunicação na Universidade. Durante a fase de elaboração, os participantes discutem e avaliam as metas estabelecidas pelo Plano anterior e projetam, de forma colaborativa, novos objetivos, a partir de sugestões e apontamentos, que deverão compor o documento norteador dos próximos cinco anos.

A metodologia adotada para a sua elaboração inclui reuniões em grupos de trabalho, cada um deles focado em uma temática específica. No caso do PDTIC, os grupos se dividem entre Plano de Gestão de Risco, Plano de Gestão de Pessoas e Planejamento Orçamentário.

Apesar de as discussões em grupo terem sido iniciadas apenas nesta semana, as necessidades de Tecnologia da Informação e Comunicação apresentadas pela UFC já vinham sendo avaliadas desde o primeiro semestre do ano, em preparação à elaboração do novo Plano.

Participam do processo de planejamento representantes não apenas da STI, mas também da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD).

DIAGNÓSTICO E PLANOS – Para a elaboração do PDTIC 2023-2027, os participantes do processo levam em conta, além do diagnóstico do próprio PDTIC do período anterior, as avaliações e metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as avaliações internas feitas pela STI e pela UFC e as necessidades apontadas por planos de melhorias de órgão externos, como a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação – fone: (85) 3366 9999