PRPPG reúne coordenadores da Pós-Graduação para analisar resultados da Avaliação Quadrienal da CAPES

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) reuniu os coordenadores dos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará nesta quarta-feira (5), no auditório do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. No encontro, foram avaliados os resultados da mais recente Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2021, divulgado no último mês.

O encontro contou com a presença do reitor da UFC, que comemorou o fato de a Universidade ser a instituição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com a maior proporção de programas de pós-graduação de excelência (notas 6 e 7, as máximas pelo padrão CAPES): 19% dos cursos. De acordo com levantamento da PRPPG, a UFC é seguida pela Universidade de Brasília, com 15%, e pela Universidade Federal de Pernambuco, 12%.

Imagem: Notebook sobre uma mesa, com o braço de uma pessoa que está utilizando o equipamento (Foto: Pixabay)

O reitor parabenizou os coordenadores dos programas e destacou os esforços para potencializar os recursos para a pesquisa, com o projeto de criação de rede de parques tecnológicos nas universidades cearenses e de universalizar as oportunidades de parceria.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação apresentou levantamento mostrando que, na atual Avaliação Quadrienal, houve uma redução de 19 para 16 cursos nota 3 (“razoável”, conceito inicial dos cursos de pós-graduação) e um aumento de 29 para 34 de cursos com nota 4 (“bom”). Esse dado foi avaliado pela PRPPG como um passo importante para a consolidação e crescimento dos programas.

Também houve estabilidade nos 19 programas com nota 5 (“muito bom), o que foi considerado como uma boa notícia uma vez que significa que esses cursos estão mais consolidados. Além disso, foi comemorado o aumento dos cursos de excelência, de sete para nove, dos programas nota 6 (“excelência internacional na maioria dos quesitos avaliados”) e de três para seis dos programas nota 7 (“excelência internacional plena em todos os quesitos”).

Durante o encontro, os coordenadores dos programas de Enfermagem, Engenharia Química e Farmacologia (todos eles promovidos da nota 6 para 7) fizeram uma apresentação sobre o que tem sido feito nos seus cursos.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9133