Latinoamérica Sonora: MUSICOM vai reunir na UFC pesquisadores em Comunicação e Música

A Universidade Federal do Ceará, através do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), receberá nos dias 13 e 14 de outubro a 11ª edição do MUSICOM – Encontro de Pesquisadores em Comunicação em Música que terá como tema "Latinoamérica Sonora: resistências, tradições e diálogos musicais". O encontro é aberto ao público, e os interessados podem fazer a inscrição on-line

São aguardados cerca de 60 pesquisadores da área. As atividades presenciais ocorrerão em espaços do Campus do Benfica. Os grupos de trabalho (GTs) se reunirão em salas do Curso de Jornalismo (Avenida da Universidade, 2762, área 2 do Centro de Humanidades). As palestras serão em formato híbrido – as presenciais ocorrerão no Auditório Luiz de Gonzaga (Avenida da Universidade, 2995, área 3 do Centro de Humanidades 3) – e serão transmitidas para o público em geral pelo YouTube. Já as mesas coordenadas serão on-line pelo Google Meet e os links serão enviados aos inscritos no dia da atividade.

Imagem: O Musicom oferece uma programação com diversidade de temas em discussão nas palestras, grupos de trabalho e mesas-redondas (Imagem: Divulgação)

TEMÁTICAS – Na quinta-feira (13), a palestra de abertura será sobre o tema O Caribe Estendido no Norte e Nordeste do Brasil. Em seguida será a vez da palestra Fortaleza Contada Pela Música: uma Cartografia de Canções Sobre a Cidade.

Ao longo dos dois dias, a programação segue com uma diversidade de temas em discussão nas palestras, grupos de trabalho e mesas-redondas, como uma análise de AmarElo – É tudo para ontem, documentário do rapper Emicida; a fusão do K-Pop com o pop latino-americano, a educomunicação no ensino de música no espaço escolar público, entre outros.

O 11º MUSICOM é uma realização da Rede Musicom e do Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas (GICEU), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, com apoio da Rádio Universitária FM 107,9.

A programação, na íntegra, e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site do MUSICOM.

Fontes: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC – fone: (85) 3366 9224 (ramal compartilhado com as pós-graduações de Filosofia e de Artes); Universitária FM 107,9 – fone: (85) 3366 7479