Museu de Arte da UFC recebe novas exposições temporárias abertas ao público até 27 de outubro

O Museu de Arte da UFC (MAUC) abriu na última semana quatro novas exposições temporárias: Entreolhares: o cotidiano alla prima; Maracatu em ponto: narrando a história do Maracatu Solar através de bordados; Revisitando Chico da Silva e Iracema saúda Macunaíma. As mostras ficam em cartaz até o próximo dia 27.

Além dessas, o MAUC prossegue com uma versão compacta da exposição Sempre Fomos Modernos até 3 de janeiro de 2023. A mostra foi montada para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, os 60 anos de fundação do MAUC e os centenários de nascimento dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira.

Imagem: obra em destaque

Confira abaixo mais informações sobre as quatro novas exposições:

Entreolhares: o cotidiano alla prima A mostra reúne obras das artistas e estudantes da UFC Melzier (Curso de Design) e Natasha Sonali (Curso Design-Moda). Foi elaborada a partir da atuação de ambas como bolsistas do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Museu de Arte da UFC (LAPEArte/MAUC), projeto cadastrado no Programa de Promoção da Cultura Artística da Secretaria de Cultura (PPCA-SECULT) e na Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

Maracatu em ponto: narrando a história do Maracatu Solar através de bordados Na exposição, o público poderá apreciar 20 obras bordadas manualmente, esteticamente inspiradas na xilogravura popular nordestina para documentar as características do Maracatu Cearense, com destaque no Maracatu Solar. Os trabalhos são resultado do Maracatu em Ponto, projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR – Lei Nº 10.432/2015, realizado durante a fase mais grave da crise sanitária decorrente da covid-19 (2020 e 2021).

Imagem: obra em destaque

Revisitando Chico da Silva A exposição apresenta trabalhos do Grupo Entrelaçadas, que revisitam a trajetória e a estética do artista nascido no Acre e que fez carreira no Ceará. A mostra tem curadoria de Roberto Galvão e foi anteriormente apresentada em formato on-line pelo Cineteatro São Luiz. Em seu atelier, no Pirambu, Chico, falecido em 1985, criou um estilo único e inconfundível de pintura. Parte do acervo do artista, com suas obras mais significativas, também pode vista no MAUC.

Iracema saúda Macunaíma No ano em que se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna, o Grupo Iluminuras: literatura e bordado apresenta um conjunto de trabalhos resultante dos diálogos, estudos e debates em torno da obra seminal de Mário de Andrade. O projeto de extensão, cadastrado na UFC, oferta à sociedade um espaço de incentivo à leitura e às práticas literárias, em diálogo e interação com o universo do bordado e seu potencial agregador e tradutor dos conhecimentos e das experiências estéticas vivenciadas coletivamente.

O MAUC fica localizado na Av. da Universidade, 2854, em frente à Reitoria da UFC, no Benfica, e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Saiba mais no site do MAUC.