Com 973 vagas, UFC receberá inscrições para seleção de transferidos e graduados de 24 a 27/10

A Universidade Federal do Ceará receberá, de 24 a 27 de outubro, inscrições para processo seletivo de Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) e Admissão de Graduados para ingresso em 2023. Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre as edições de 2017 e 2021, devendo ter obtido nota final mínima de 500 pontos. Em caso de participação em mais de uma edição do ENEM, dentro do período estipulado, será considerada para análise aquela com maior nota final obtida.

São ofertadas 973 vagas na Capital e no Interior, sendo 786 para transferidos e 187 para graduados, conforme especificado no Quadro 2 do Edital nº 22/2022. A oferta foi definida tendo como critérios o limite de vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), a capacidade de incorporação de novos alunos por cada curso e o alinhamento das atividades acadêmicas de cada curso em relação ao Calendário Universitário.

Imagens: estudantes caminhando em corredor de campus

O edital informa ainda no Quadro 3 as nomenclaturas de cursos afins aceitos para transferências. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos – bacharelado e licenciatura – de um mesmo curso (exemplo: licenciatura em Física é curso afim de bacharelado em Física). Para a admissão de graduados podem concorrer candidatos que concluíram cursos regulares de graduação de duração plena em I.E.S. credenciadas pelo MEC.

MUDANÇAS – A partir deste edital, a seleção para Transferência de Outras I.E.S. ocorrerá apenas uma vez por ano, juntamente com a Admissão de Graduados, com ingresso unificado no primeiro semestre para todos os aprovados. Outra mudança se refere ao número de edições do ENEM aceitas pelo edital, que passa de quatro para cinco mais recentes. Todas as normas da seleção são informadas no Edital nº 22/2022, cuja leitura é obrigatória a todos os candidatos.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão aceitas exclusivamente pela Internet, a partir das 9h do dia 24 (segunda-feira) até as 23h59min do dia 27 de outubro (quinta-feira). O link será disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFC. Para a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico gerado pelo sistema e anexar toda a documentação exigida, informada no Quadro 1 do Edital nº 22/2022.

Todos os arquivos devem ser nato-digitais ou digitalizados no formato eletrônico Portable Document Format (.pdf), de boa qualidade e com todas as informações legíveis, com tamanho máximo de 4MB cada.

RESULTADO E MATRÍCULA – O resultado final do processo seletivo para Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) e Admissão de Graduados será publicado no site da PROGRAD até as 23h59min do dia 28 de novembro.

Os candidatos aprovados deverão obrigatoriamente realizar a confirmação de matrícula de 5 a 7 de dezembro. O procedimento será por meio eletrônico e as instruções serão divulgadas junto com o resultado.